Dez hospitais paranaenses, incluindo algumas santas casas e filantrópicos, começaram a  receber kits de equipamentos para fortalecer Unidades de Terapia Intensiva (UTI). São ventiladores mecânicos e monitores multiparâmetros utilizados para dar suporte a pacientes que necessitam de respiração artificial. Os kits estão sendo entregues pelo governo do Estado. Foram investidos cerca de R$ 2,7 milhões na aquisição dos equipamentos.
O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, explica que o fortalecimento da estrutura desses 10 hospitais vai refletir diretamente na qualidade do atendimento aos casos de urgência e emergência no Estado. “São hospitais estratégicos para suas regiões e que fazem parte da Rede Paraná Urgência. Com equipamentos de ponta, qualificamos esses importantes serviços que salvam vidas”, destacou.

Quem receberá o maior número de kits será o Hospital Regional João de Freitas, de Arapongas. A unidade terá 10 novos ventiladores mecânicos. O presidente do hospital, Umberto Tolari, afirma que os equipamentos vão permitir a abertura 20 leitos de UTI, visto que cada aparelho pode servir para até dois leitos.

“Estamos em fase final de instalação dos novos leitos. Hoje contamos com 48 leitos de UTI e queremos ampliar essa estrutura para atender a demanda que vem crescendo nos últimos anos”, ressaltou Tolari.

saOutros três kits vão para o Hospital Bom Jesus, de Toledo. Segundo a superintendente do hospital, Michele Okano Anzanello, os novos aparelhos serão destinados ao pronto-socorro e a UTI do hospital. “Esse reforço será essencial para a estabilização dos pacientes no pronto-socorro. Hoje, muitas vezes, temos que utilizar aparelhos do Samu para esse trabalho”, explicou.

Além de casos de urgência e emergência, os equipamentos vão servir de retaguarda para o atendimento de pacientes em estado grave por conta da gripe.

Veja a lista de hospitais que receberão os equipamentos:

Hospital João de Freitas (Arapongas) – 10 respiradores
Hospital São Rafael (Rolândia) – 5 respiradores
Santa Casa de Jacarezinho – 5 respiradores
Santa Casa de Paranavaí – 5 respiradores
Santa Casa de Arapongas – 3 respiradores
Santa Casa de Cornélio Procópio – 3 respiradores
Instituto Virmond (Guarapuava) – 5 respiradores
Hospital Bom Jesus (Toledo) – 3 respiradores
Santa Casa de Irati – 5 respiradores
Hospital Municipal Amadeu Puppi (Ponta Grossa) – 5 respiradores
Posto Médico Avançado da Copa do Mundo (Curitiba) – 1 respirador

Fonte: Comunicação Sesa