30.07Entre os dias 4 e 6 de Agosto, a Área de Saúde do Grupo Marista realizará o V Congresso de Humanização. Abordando o tema “Clínica Ampliada: a construção de uma assistência multiprofissional em saúde”, o evento, que será realizado na PUCPR, objetiva refletir acerca das realidades e possibilidades da assistência multiprofissional em saúde, além promover espaços de formação e discussão acadêmica e propiciar a troca de experiências.

De acordo com a Gerente de Humanização da Área de Saúde do Grupo Marista, Vanessa Ruthes, “a humanização deve ser pensada de forma mais profunda e efetiva, como a globalidade de todos os processos que tem como finalidade tornar digna a assistência a saúde”. A gerente afirma ainda que estes processos devem se fundamentar não em simples ações, mas em uma nova relação entre os profissionais de saúde e os usuários, bem como uma nova forma de gestão em saúde.

Para debater sobre clínica ampliada, suas contribuições para um atendimento fundamentado nos princípios da humanização, os desafios de efetividade na prática cotidiana e as possibilidades futuras, estarão presentes a Prof. Dra. Maria Goretti, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos – ANCP, o Prof. Dr. José Roberto Goldim, da UFRGS, a Prof. Dra. Donia Baldacchino, da Universidade de Malta, o Prof. Dr. Gustavo Tenório Cunha, entre outros.

O evento é promovido pela Rede Marista de Solidariedade, pela UNIICA – Unidade Intermediária de Crise e Apoio à Vida e pelos hospitais Marcelino Champagnat, Santa Casa, Universitário Cajuru e Maternidade Alto Maracanã. As inscrições e a programação completa estão disponíveis no site http://congressodehumanizacao.pucpr.br/.