1o_encontro_fehospO 1º Encontro de Assessores de Comunicação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo ocorreu na última terça-feira (26). O evento teve como tema principal o gerenciamento de crises e foi promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e a Predicado Comunicação Empresarial. Mais de 70 profissionais da área se reuniram no Hotel Braston Augusta, representando diversas cidades de São Paulo, e ainda outros estados como Rio Grande do Sul e Paraná.

“O grande parceiro do nosso movimento é a imprensa”. Foi com essa ideia que o diretor-presidente da Federação, Edson Rogatti recebeu os participantes. “O mais importante é o relacionamento, o estado inteiro hoje está aqui representado. É de extrema relevância essa troca de informações, de conhecimento”, afirmou em seu discurso inicial. “Se cada um fizer um pouco na sua cidade, no interior, o resultado será amplo”, completou. O diretor-presidente ainda lembrou a todos que no dia 3 de setembro será realizada a primeira reunião para treinamento dos 128 Hospitais SUStentáveis, com uma consultoria contratada para a profissionalização da captação de recursos.

Também estiveram presentes o diretor vice-presidente da Fehosp, Padre Niversindo Antonio Cherubin; o assessor jurídico, Tiago Farina Matos; a gerente técnica, Maria Fátima da Conceição; o assessor de Qualidade, José Américo Borges; a responsável pelo Departamento de Eventos, Maria Araci Fagundes e a assessora de Comunicação da Fehosp, Carolina Fagnani, que coordenou o encontro.

A assessora de comunicação da Femipa, Juliane Ferreira, participou como convidada do evento. O objetivo foi conhecer a experiência da Fehosp para avançar na proposta de estabelecer uma rede de assessores de comunicação dos hospitais do Paraná.

A Comunicação na Gestão de Riscos foi tema da palestra principal, ministrada pela jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa e especializada no planejamento de relações públicas para o setor de Saúde, Carla Fornazieri. A apresentação ressaltou a importância do trabalho preventivo nas instituições.  “Se as crises e os riscos estão por todos os lados, nós, como assessores de comunicação na área saúde estamos mais suscetíveis ainda, pois lidamos com a vida. A única solução é estarmos preparados para ficarmos mais seguros para lidar com essas situações e, assim, ganharmos um tempo precioso”, afirmou. Fornazieri destacou a necessidade de se trabalhar em prol da boa reputação das instituições. De acordo com a jornalista, o gerenciamento de riscos envolve três passos fundamentais: identificar e avaliar os riscos;  antecipar-se à crise e aprender com tais situações.

Após a palestra, os participantes se envolveram em um debate, no qual puderam colocar suas dúvidas sobre o trabalho e sugestões para os próximos encontros e iniciativas. Ao final das atividades, foram apresentados os resultados da pesquisa realizada com os assessores, mostrando em números a realidade do cenário de Comunicação nas Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado. “Esta foi apenas a primeira edição do nosso encontro, teremos novas datas semestralmente e manteremos este grupo de trabalho unido, para que possamos uniformizar as informações e sustentar uma política de colaboração online favorável para todos”, finalizou Carolina Fagnani.

Fonte: Fehosp