27.10Entre os dias 27 e 31 de Outubro, o Hospital Universitário Cajuru – HUC – promove uma ação para sensibilização e conscientização dos profissionais da saúde e pacientes sobre a importância da higienização das mãos para combater as IRAS – Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde. Como uma das principais causas de mortes nos hospitais, a infecção hospitalar pode ser prevenida com medidas simples como o uso do álcool em gel.

Segundo a infectologista e coordenadora do Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar – NECIH,Dra. Maria Esther Graf, a higienização das mãos é reconhecida mundialmente como a maneira mais eficaz na assistência a saúde. “É a medida que mais previne as IRAS, mas a adesão é complexa, pois configura um desafio contínuo ao envolver comportamento humano”.

Durante toda a semana serão realizadas visitas nas unidades de internamento, exibição de vídeos explicativos e distribuição de brindes e álcool gel para médicos, enfermeiros, auxiliares e pacientes. Para a infectologista, ações como essas promovem segurança e qualidade para as pessoas durante a internação, “as vantagens dessas praticas são inquestionáveis, desde a redução da mortalidade dos pacientes até a redução de custos associados ao tratamento dos quadros infecciosos”.

Higienização que salva vidas

“A medida que a higiene das mãos, comprovadamente, é a medida mais eficaz para prevenir IRAS, e essas representam uma causa significativa de mortalidade no ambiente hospitalar, verifica-se que, higienizar as mãos salva vidas”, afirma Esther.

Para evidenciar a necessidade da higienização de maneira correta, nos dias 28 e 29, os colaboradores do HUC terão a oportunidade de testar, através da black box, uma caixa com luz negra que demonstra as impurezas presentes da pele, se a higienização foi realizada corretamente ou não.

Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as mãos são a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência de um paciente. A pele humana funciona como um reservatório desses microrganismos, que podem ser transferidos de uma superfície para outra por meio de contato direto (pele com pele) e indireto (com objetos e superfícies).

A higienização das mãos tem o objetivo de remover sujeiras, suor, oleosidade, pelos, células mortas e microrganismos, ajudando assim no controle e prevenção de infecções causadas pela transmissão deles. Estudos mostram que de 20% a 30% das infecções relacionadas à assistência à saúde podem ser evitadas com uma boa adesão à higienização das mãos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grupo Marista