O reajuste da Tabela SUS, aplicável aos hospitais filantrópicos, será o tema da audiência pública que será realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (31). Marcada para as 14h30, no Plenário 7, a reunião vai ouvir representantes do Setor e do Ministério da Saúde. A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) será representada por seu diretor de Relações Institucionais, Mário Medeiros.

A CSSF tem trazido o debate do reajuste da tabela como uma ferramenta importante para o financiamento dos hospitais filantrópicos. Na última audiência, realizada no dia 24 de março, os parlamentares cobraram do Ministério da Saúde uma revisão dos valores e a adoção da tabela como um padrão para negociações dos procedimentos do SUS. Vale lembrar, no entanto, que o próprio Ministério já declarou que não há interesse do governo em rever os valores, uma vez que, para sanar sua defasagem seria necessário aumentar o Orçamento da pasta consideravelmente. 

Para tentar diminuir o déficit da tabela, o Ministério da Saúde vem trabalhando com a aplicação de incentivos para os hospitais, especialmente para a Média e Alta Complexidade (MAC). A ampliação de muitos desses incentivos, como o Incentivo à Contratualização (IAC), faz parte da agenda de discussão da CMB com o Ministério.

Fonte: Newsletter Expressinho CMB