gilmar mendes vote bemO presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse que o sistema político brasileiro chegou ao “fundo do poço”e defendeu uma ampla reforma política no lançamento oficial do movimento Vote Bem, na noite da última sexta-feira, 22, no auditório do Campus da Indústria em Curitiba. Promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com mais de 120 entidades, o Vote Bem é uma campanha educativa de conscientização do voto nas eleições de 2016. A Femipa é uma das entidades apoiadoras do movimento e estive presente no lançamento da campanha.

Diante de um auditório lotado com cerca de 500 pessoas, Gilmar Mendes criticou a proliferação de partidos políticos no Brasil e enumerou casos de corrupção rumorosos, como o esquema de desvio de recursos públicos que está sendo desvendado pela operação Lava Jato. “Acredito que realmente chegamos ao fundo do poço e vamos ter que fazer uma ampla reforma desse sistema”, disse o presidente do TSE, que é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Durante a cerimônia, Gilmar Mendes elogiou ações de conscientização dos eleitores sobre a importância do voto, como o Vote Bem . Segundo o ministro, o cidadão precisar assumir a responsabilidade pelas “más escolhas” que fez. “Nós não podemos imputar as responsabilidades exclusivamente ao estamento político. O estamento político nos representa. E se nós votamos mal, nós somos responsáveis por isso”, afirmou.

Além do ministro, estavam presentes no lançamento o governador do Paraná, Beto Richa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Paulo Vasconcelos, e o presidente da seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Augusto Araújo de Noronha.

O desembargador Tomasi Keppen destacou a função da campanha de levar “reflexão” aos eleitores e disse ter esperança de que a população mais pobre, que mais sofre com as mazelas do sistema político, saberá aproveitar a oportunidade das eleições para mudar os rumos do país.

Já o presidente da OAB-PR, José Augusto Noronha, disse acreditar que o Vote Bem será mais uma ferramenta para ajudar o eleitor “a separar o joio do trigo” na hora de ir às urnas. A entidade vai disponibilizar um aplicativo para coibir o caixa-dois nas eleições de outubro – as primeiras sem doações oficiais de empresas.

O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, ressaltou  o número de entidades apoiadoras, que mais do que triplicou na última semana, mostrando que o movimento já apresenta um grande crescimento em relação a 2014, quando foi lançado pela primeira vez. “Nosso objetivo é o Vote Bem seja um fórum de debates que ultrapasse as fronteiras do Paraná e já temos recebido contato de entidades de outros Estados interessadas em participar”, afirmou.

“As eleições deste ano são fundamentais para que possamos levar informação às pessoas, para que elas tenham um melhor processo de escolha”, complementou Campagnolo.

Clique aqui para assistir ao vídeo.

Fonte: Assessoria de imprensa Fiep