Palestra da professora Luiza Giraud tratou da gestão de processos de logística internos

Frequentemente visto como fonte de despesas tanto na indústria como na área da Saúde, o setor de logística e suprimentos pode representar uma oportunidade de receitas para hospitais se for bem planejado.

A afirmação é da professora e docente na área de logística Luiza Giraud, que falou sobre o assunto na sala temática sobre Gestão da Infraestrutura e Logística Hospitalar nesta quinta-feira (12), durante o 13º Seminário Femipa.

Com longa experiência em suprimentos no setor da saúde, a especialista demonstrou que é possível reduzir desperdício e despesas lançando mão de novas tecnologias disponíveis para o setor e, principalmente, de habilidades humanas.

“Temos de fazer cair por terra a ideia de que Logística e Suprimentos é o grande vilão da questão dos custos. Hoje, temos como apresentar diversos casos em que se demonstra que Suprimentos é, na verdade, um centro de receitas e de grandes possibilidades”, disse. “Existem muitas oportunidades para fazer dinheiro ‘dentro de casa’.”

A consultora relembrou as principais etapas envolvidas no planejamento da área e propôs uma mudança de mentalidade, lembrando que o sistema envolve diversos outros setores da organização. “É um trabalho em equipe, com grande capilaridade”, disse.

Entre suas recomendações para a melhoria da área está a elaboração de um mapeamento de vulnerabilidades e a aplicação do gerenciamento de riscos — que podem ser internos e externos.

Segundo Giraud, todas as etapas dos processos logísticos internos precisam ser bem estruturadas — da matéria prima ao atendimento ao cliente.

“Aí entra o casamento da parte técnica com a parte humana”, defendeu. “Temos de chegar ao ponto de equilíbrio para estar em linha com o que está acontecendo no mundo.”

O primeiro passo, segundo a consultora, é realizar uma mudança cultural, começando pelos líderes e gestores. “Ela passa por nós, para que possamos inspirar outras pessoas”, disse, ressaltando também a importância da capacitação e do treinamento.

Entre as vantagens de um bom planejamento em logística e suprimentos está a melhoria contínua dos serviços, um melhor planejamento de fluxo de caixa e de custos operacionais.

“Processos logísticos são como vigas, e precisamos estar procurando sempre fazer melhor”, defendeu.

A consultora ressaltou a especial importância da melhoria dos processos de logística internos na saúde — especialmente frente à expectativa de aumento da demanda por conta da chegada do novo coronavírus ao país.

Giraud lembrou que, assim como na indústria, o tempo tem grande valor para a logística na área de saúde. “Sabemos que não podemos errar, porque as consequências são bem mais drásticas”, lembrou. “Temos de entender que a saúde tem de ser vista como um sistema, e temos o desafio de alinhar todos esses processos sabendo que há uma vida que depende da nossa eficiência.”

Fonte: Rafael Costa