Aconteceu hoje, no Seminário FEMIPA 2022, a apresentação do case vencedor do 4° Prêmio FEMIPA de Melhores Práticas e Criatividade. O gerente de Engenharia do Hospital Nossa Senhora das Graças, Alexandre Bartolomei Gutierrez, falou sobre a Estação de Tratamento de Água de Reuso – ETAR, aplicado no hospital, em Curitiba. A apresentação foi breve e consistiu em mostrar para a audiência como a Estação de Reuso virou realidade, abrindo com o motivo da necessidade desse projeto. “O consumo de água de um hospital é um consumo elevado”, diz o engenheiro.

Além do consumo elevado, outros desafios apareceram, como a escassez e o rodízio de água em Curitiba, que aconteceu nos últimos anos, e existem expectativas de redução de chuva nos próximos meses. Ou seja, o cenário mostrou que a economia de água e sua reutilização eram necessários para o hospital. Assim, houve uma análise química e de contaminantes biológicos e físicos da água usada na lavanderia do hospital. Foi feito um teste de tratabilidade nessa água para saber se seria viável tratá-la para reutilização. Diversas filtragens físicas e químicas foram utilizadas para garantir que a água estaria adequada para utilização. Depois do teste de tratabilidade, o projeto arquitetônico foi feito, e a estação foi instalada.

O resultado foi uma economia média de mais de R$ 28 mil por mês, reduzindo o consumo em, em média, 1.942 metros cúbicos de água por mês ou até 65% da água usada na lavanderia. “Nosso objetivo é chegar em 80%”, aponta Gutierrez. “Esse projeto traz sustentabilidade futura. A mesma água usada por um hospital de Curitiba é usada pelos outros. Assim, nós combatemos o desperdício”, conclui ele.

Gutierrez finalizou a apresentação respondendo perguntas, levantando que, para outras áreas fora da lavanderia, existe um processo diferente de tratamento para reutilização.

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Breno H. M. Soares