O encerramento da programação do 14o Seminário Femipa foi marcado, nesta quinta-feira (31), pela entrega de prêmios aos melhores trabalhos da imprensa paranaense sobre a realidade dos serviços hospitalares. O 3º Prêmio Femipa de Jornalismo em Gestão da Saúde distribuiu troféus e certificados nas categorias de mídia digital, rádio e tv. Os vencedores foram conhecidos no auditório da Associação Médica do Paraná, local do seminário. 

“A imprensa paranaense foi nossa parceira, nos deu espaço e nos ouviu”, disse Maureen Bertol, assessora de comunicação da Femipa, durante a solenidade de entrega dos prêmios. 

Emocionado, Flaviano Feu Ventorim, presidente da Femipa à época das produções das reportagens, a maioria com ênfase na luta contra a Covid-19 dentro das instituições hospitalares e unidades de saúde, agradeceu o empenho dos jornalistas. 

“A imprensa teve o papel de mostrar como estava o trabalhador da Saúde. Vocês se preocuparam com isso, em informar como tudo estava acontecendo, sem tomar partido político, e se preocupando com a saúde da população”, afirmou Ventorim.

Os vencedores

Na categoria Rádio, o primeiro lugar ficou com a repórter Lorena Pelanda, da rádio Bandnews FM, de Curitiba, que mostrou o legado da pandemia nos principais hospitais do Paraná. O segundo lugar foi para as repórteres Andressa Tavares e Joyce Carvalho, da rádio CBN Curitiba, com reportagem que detalhou os desafios da gestão hospitalar na pandemia. Em terceiro lugar ficou a reportagem que relatou histórias de amor e doação durante a rotina hospital, da repórter Francielly Azevedo, da CBN Curitiba.

Já na categoria TV, a primeira colocação ficou com o repórter Rodrigo Lucurgo e equipe da TV Naipi (afiliada SBT), que produziram ampla reportagem sobre toda a rotina de combate à Covid-19 dentro dos hospitais de Foz do Iguaçu. A segunda colocação foi para Wesley Cunha e equipe da RPC TV (afiliada Rede Globo), com reportagem que documentou a rotina exaustiva dos trabalhadores de unidades de saúde de Curitiba durante o combate a pandemia. A terceira colocação também foi para a RPC TV (repórter Aline Pavanelli e equipe), com um trabalho de reportagem sobre a reabertura de um hospital no interior do Estado para atender casos de Covid-19.

Na categoria mídia digital, a premiação foi para a repórter Francielly Azevedo, do portal da Rádio Banda B. Ela retratou a saga de uma mãe nordestina que viajou cerca de 3 mil quilômetros desde o Piauí para buscar tratamento especializado para o filho de oito meses no Hospital Pequeno Príncipe.

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Dimitri Valle