No dia, 29 de março, dia que antecede a abertura oficial, o Seminário terá quatro importantes pré-eventos. Um deles é o 8º Encontro de Assessores de Comunicação da Femipa, que reúne jornalistas das santas casas e hospitais filantrópicos do Paraná para trocar experiências, debater o que há de novo, discutir formas de estabelecer uma rede de informações e entender os desafios enfrentados em cada região. Nessa edição, o encontro vai falar sobre marketing digital; publicidade e comunicação médica; LGPD e implicações para a comunicação; redes sociais – como diversificar o conteúdo e engajar/interagir com os seguidores; além dos cases de sucesso dos hospitais Pequeno Príncipe e Angelina Caron.

Outro evento que vai fazer parte da programação paralela do 14º Seminário Femipa é o Fórum de Direito da Saúde, que chegará, em 2022, à sétima edição, e já é sucesso consolidado. O Fórum reúne advogados e estudantes de Direito para discutir temas atuais e relevantes que impactam a área jurídica e o setor de Saúde como um todo. Dentre os temas que serão abordados, estão Reflexos da pandemia de Covid-19 nas relações de trabalho do setor da saúde; Telemedicina: avanços, limitações e perspectivas para o futuro; A responsabilidade civil do hospital por infecções e a pandemia de Covid-19; e Gestão interna de contratos por hospitais e demais estabelecimentos de saúde.

Ainda na programação dos pré-eventos, uma grande novidade será o workshop sobre Captação de Recursos, com informações para conceber e viabilizar a captação de recursos com os governos federal e estadual. Gianfranco Muncinelli, diretor Brasil da Intedya, vai falar sobre “Técnicas de elaboração de projetos”; Paula Baena, jornalista e fundadora da Impactte Consultoria, e Amanda Novak, advogada e fundadora da ASN Advocacia e Consultoria Jurídica, trabalharão o tema “Oportunidades de mobilização de recursos por meio de projetos incentivados”; e Prisciane Oliveira, advogada e especializada em Assessoria e Consultoria no Terceiro Setor, vai abordar “Análise/Avaliação de projetos – o que é imprescindível”.

Também estão confirmadas a Sala de Atendimento Sesa e Dcebas, para tirar dúvidas dos hospitais sobre contratualização, convênios, Vigilância Sanitária, HospSUS e certificação da filantropia; e a Sala de Atendimento Femipa, para ajudar os afiliados nas mais diversas questões.