Dia 18 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Álcool. A data tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre os malefícios do consumo exagerado de bebida alcoólica, segundo alerta do Hospital Psiquiátrico de Maringá. O alcoolismo é responsável por destruir famílias e a vida social de quem bebe muito. O alcoólatra é considerado aquele que causa prejuízo social e também pessoal em consequência do abuso da bebida, além de sinais de abstinência e dependência.
.
Dados do Ministério da Saúde mostram que a dependência química ao álcool está crescendo ano a ano no Brasil, que está entre os 10 países com o maior consumo de álcool do mundo. Segundo a avaliação, quase 20% dos brasileiros estão entre os que bebem demais.
.
O álcool é um grande fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças, sendo muitas delas bem graves. Danos no sistema nervoso, gastrites e úlceras, danos hepáticos e câncer são algumas das enfermidades que podem aparecer pelo seu consumo excessivo. Além de ser prejudicial à saúde, a bebida alcoólica também é a causa de 50% dos acidentes de trânsito, segundo o DETRAN.
.
A informação é a principal ferramenta na luta contra a dependência do álcool. Uma das melhores formas de combate é falar do assunto, mostrando que o dependente tem escolhas.

Fonte: Hospital Psiquiátrico de Maringá