11.09Os mais de 600 participantes do 24º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos definiram o dia 25 de setembro como o DIA NACIONAL DE LUTO PELA CRISE DAS SANTAS CASAS E HOSPITAIS FILANTRÓPICOS, representando um protesto de alerta aos gestores em relação ao subfinanciamento do setor e o crescente endividamento das instituições. 

A participação de todos é fundamental. Confira um manual completo sobre o movimento, como ele se originou, o que ele pretende e como sua instituição pode participar dessa iniciativa:

O que é?
Chamado de Dia Nacional de Luto pela Crise das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, o movimento pretende suspender o atendimento eletivo no próximo dia 25 de setembro em todas as instituições do setor no Brasil. Na data, os profissionais da Saúde vestirão a cor preta, representando o luto pela Saúde brasileira.

Como surgiu?
A ideia do movimento surgiu no último Congresso da CMB, realizado em agosto, em Brasília, e tem como objetivo chamar atenção da mídia, do Governo e da população em geral sobre a crise que ameaça o setor filantrópico, e consequentemente o SUS. A paralisação representa um alerta ao gestor federal frente ao insuficiente recurso de custeio alocado e o crescente endividamento das instituições, já que o subfinanciamento e o brutal déficit dele decorrente não têm perspectiva de solução próxima.

O que mais preciso saber?
A população é nossa principal aliada e é exatamente para o bem dela nossa luta.

O Dia Nacional de Luto pela Crise das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos não pretende e não pode permitir que a população seja prejudicada com essa paralisação. Para ganharmos força, precisamos suspender parcialmente o atendimento, mas mesmo que sejam adiados apenas os procedimentos eletivos, muitos pacientes aguardavam por eles há meses. Por isso, as instituições devem tratar o tema de forma responsável e firmarem um compromisso de priorizar o reagendamento dessas pessoas o mais rápido possível.

Como participar?
Confira o passo a passo:

1º: Bloqueie imediatamente a agenda de atendimentos eletivos no dia 25 de setembro. Entre em contato com os pacientes já agendados para a data imediatamente, explicando o motivo do adiamento e fornecendo a nova data;

2º: Elabore faixas e cartazes, com tarja preta, incentive os funcionários a vestirem trajes da cor preta no dia 25, ou pelo menos, usar uma faixa preta no braço, conscientize todos os colaboradores da instituição;

3º: Comunique oficialmente as autoridades locais, incluindo Prefeitura, Secretaria da Saúde, Câmara dos Vereadores, Ministério Público, juiz, Conselho Municipal de Saúde, etc., com antecedência. Convide-os para um evento em seu hospital se possível para apresentar as causas da paralisação e mostre o real cenário da Saúde.

4º: Envie um comunicado ao Governo do Estado sobre a sua adesão à paralisação. Clique aqui e acesse um modelo do documento.

5º: Divulgue para a imprensa local as atividades desse movimento. Clique aqui e acesse um modelo de release. Enriqueça-o com dados do seu hospital que são de maior interesse para a mídia regional.

6º: Elabore e entregue aos pacientes e a comunidade panfleto informando sobre a crise e a paralisação no dia 25. Clique aqui e acesse um modelo pronto para impressão.

7º: Envie e-mails de ofício para deputados, senadores, bem como a presidente Dilma, o ministro da Saúde, do Planejamento, da Fazenda, Casa Civil, Secretaria de Relações Institucionais, presidentes da Câmara, do Senado, do STF, do TCU, OAB Nacional e Local. Clique aqui e acesse os mailings para envio.

8º: Se sua instituição estiver nas redes sociais, divulgue a campanha no Facebook, Twitter, e outras ferramentas que utilizar. Espalhe a ideia, quanto mais pessoas souberem do movimento e da crise, melhor.

9º: Prepare um porta-voz da instituição para falar com a mídia, se necessário, alguém que esteja à par da situação, conheça as principais reivindicações do setor, e saiba dar os números da crise.

10º: Registre o Dia Nacional de Luto pela Crise das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos em sua instituição e região, principalmente com fotos. Esse material é importante para ações pós-movimento.

Fonte: Newsletter Expressinho CMB