Começa amanhã, às 9 horas, em Curitiba (PR), a quarta edição do Seminário Femipa. Com o tema “Santas Casas e Hospitais Filantrópicos: construindo um novo modelo de atenção à saúde”, o evento promovido pela Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) vai promover o debate entre gestores públicos e administradores de hospitais até dia 11. O evento vai reunir especialistas, políticos e autoridades em torno das discussões que afetam, principalmente, o Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação inclui discussões a respeito da legislação da filantropia, modelos de remuneração, ferramentas de gestão, segurança do paciente, custo hospitalar e redes de atenção à Saúde.

Com a proposta de levar aos hospitais experiências de fora da área, o empresário Miguel Krigsner, presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário, vai apresentar a história de sucesso do negócio que nasceu em 1977, com uma pequena farmácia de manipulação. “O objetivo é estimular os administradores dos hospitais a conhecerem novas visões empresariais para melhorar ainda mais a gestão das instituições filantrópicas”, explica o presidente da Femipa, Maçazumi Furtado Niwa.

Feira

Este ano, o evento contará com a Feira de Produtos e Serviços Médico-Hospitalares e Tecnologia. Empresas como Micromed, Wheb Sistemas, MV Sistemas, MecFarma, Formathos, GHR Consultoria, Sismatec, Unicred e Unimed Paraná irão mostrar tecnologias e serviços que auxiliam na gestão hospitalar. Parceira da Femipa há um ano, a Bionexo apresentará a plataforma de gestão de compras.

Apoio

Além do apoio da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), as Federações das Santas Casas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar) também aparecem entre os apoiadores. Entre os Conselhos de classe regionais estão o de Medicina do Paraná (CRM-PR) e o de Enfermagem (COREN-PR), além da Associação Médica do Paraná. Reforçam o apoio a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a Fundação Getúlio Vargas por meio do ISAE, a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), o Hospital Municipal de Araucária e o Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS).

 Mais informações: www.femipa.org.br.