As salas temáticas que antecedem a abertura do 9º Encontro Paranaense da Saúde são um grande atrativo para os congressistas do evento, que ocorre de 25 a 27 de setembro, no Expo Unimed. As palestras têm início às 8h30 do dia 25 e acontecerão até as 15h, como atividades pré-congresso. Serão debatidos assuntos relacionados à gestão de risco do paciente, recursos humanos, impactos regulatórios no setor de saúde e nutrição. A cerimônia solene que abre o encontro será às 15h30, seguida de palestra magna do jornalista Alexandre Garcia.

Gestão de risco de paciente

Com a coordenação de Márcia Rangel de Abreu, presidente da Associação dos Hospitais do Estado do Paraná (Ahopar), entidade realizadora do encontro, a programação sobre gestão de risco do paciente começa às 10h, com a palestra “Como gerenciar riscos sem recursos, mas com indicadores de desempenho”. Será proferida por Silvana de Souza Luz, gestora de qualidade em hospitais, com graduação em Administração e especialização em Gestão Estratégica de Pessoas. A partir das 13h30, João de Lucena Gonçalves falará sobre “Gerenciamento de riscos e suas áreas de abrangência”.

Nutrição

As palestras sobre nutrição, com coordenação de Patrícia Fior, diretora da área de nutrição do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Sindipar), terão início às 8h30, com a nutricionista instrutora operacional da Sodexo On-Site, Cristina Giordani. Ela falará sobre “Como refeições hospitalares podem estar ligadas, além das dimensões nutricionais e higiênico sanitárias, ao conforto e acolhimento do paciente”. Na sequência, às 10h, o tema será “Como melhorar estados de humor do paciente hospitalizado através da adaptação dos nutrientes na dieta”, com Adriana Zadrosny, nutricionista e mestre em Fisiologia Humana.

Às 13h30, haverá a mesa redonda “Discutindo a alta gastronomia x refeições mais próximas das realizadas em casa”, com mediação da nutricionista  Nelci das Graças Tess e participação de Fabrício Amorin, instrutor de cozinha da Sodexo On-Site; Katia Lins, chefe de cozinha da Sodexo On-Site; Sarina Giongo Antoniassi, nutricionista da Risotolândia, e Roseli Maki Yamane, nutricionista e especialista em Gerência de Unidades de Alimentação e Nutrição.

Impactos regulatórios no setor saúde

A palestra “CMED 2 – Andamento e alternativas” será a primeira sobre impactos regulatórios no setor saúde, a partir das 9h30. Será proferida por Phillipe Fabrício de Mello,  da FM&M Advogados Associados, assessor jurídico da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar) e do Sindipar. Em seguida, às 10h30, será a vez da advogada Giovanna Lepri Sandri falar sobre “Reforma trabalhista e seus impactos na saúde”. Às 13h30, Maylin Maffini abordará a “Lei geral de proteção de dados e impactos na saúde”. Às 14h, o engenheiro Norton Ricardo Ramos de Melo proferirá palestra sobre a “RDC 50 e demais resoluções”. A coordenação será também da presidente da Ahopar, Márcia Rangel de Abreu.

Recursos humanos

O diretor de relações sindicais do Sindipar, Vlademir Gonzales, coordenará o tema recursos humanos. A primeira palestra, a partir das 8h30, será sobre “ Transformação digital no RH da Saúde”, com Marcelo Fernandes Abreu e Silva. Após, às 10h30, Roberto José da Silveira, técnico do Seguro Social e gerente da Agência da Previdência Social falará sobre “Benefícios da Previdência Social”. Às 13h30, o assunto será “ Atestado Médico – Aspectos legais”, com a perita do INSS em Curitiba e diretora da Associação Nacional dos Médicos, Keti Stylianos Patsis.

Fonte: Fehospar