No Brasil, mais de 11 mil entidades filantrópicas estão em atuação, seja na área de Saúde, Educação ou Assistência Social, trazendo impactos na vida de milhões de brasileiros. De acordo com a pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”, do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif), as santas casas e hospitais beneficentes são duas vezes mais produtivos do que outros estabelecimentos que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS).

No Paraná, existem o mais de 110 hospitais filantrópicos, que representam 54% do total de atendimento SUS. No caso apenas dos atendimentos ambulatoriais, atendem 24% do volume no estado. Essas entidades estão presentes em 95 municípios paranaenses, e em mais de 50% deles, são os únicos hospitais. 

Em um ano atípico, por conta da pandemia do novo coronavírus, as santas casas e hospitais sem fins lucrativos se mostraram ainda mais importantes, pois, sem elas, não seria possível prestar assistência a todos os brasileiros.  

As entidades filantrópicas movimentam diversas áreas nas grandes cidades, e quanto maiores forem, mais negócios geram. Por isso, no dia 20 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Filantropia, data em que é preciso exaltar e evidenciar a atuação dessas instituições, que realmente fazem a diferença na vida de milhares de brasileiros, sem distinção de cor, raça, credo, faixa etária ou poder aquisitivo. 

No Facebook da Femipa, é possível conferir uma homenagem preparada especialmente para este dia.