06.07 2As Federações do Paraná, Mato Grosso, Espírito Santo e Goiás incentivaram a participação de suas entidades no Dia D Municipal da Saúde, no último dia 29 de junho. As mobilizações foram pauta da imprensa local e apresentaram os dados das Santas Casas e hospitais filantrópicos a autoridades e à comunidade.

As ações empreendidas pela Federação das Santas Casas de Misericórdia (Femipa) e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná e Hospital Evangélico de Londrina, no Dia D em Defesa da Saúde Municipal, contaram com a apresentação do Presidente da Femipa, Dr. Luiz Soares Koury, sobre o panorama da saúde pública, os impactos nas Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos, bem como as consequências à população. O evento contou com a presença de 50 pessoas, entre autoridades municipais, representantes de entidade de classe e de instituições filantrópicas, além de profissionais ligados à área da saúde.

Segundo informações da Femipa, os participantes do evento manifestaram publicamente o seu apoio ao Movimento Acesso à Saúde. Durante o evento, Dr. Luiz Soares Koury foi convidado pelo Presidente da Comissão de Seguridade Social, Gustavo Richa, a realizar a apresentação do Dia D em Defesa da Saúde Municipal, na Câmara de Vereadores de Londrina. A apresentação está agendada para o dia 07 de julho de 2015.

“Mais uma vez o setor de saúde filantrópico precisa reunir esforços – dividindo o foco que deveria estar totalmente voltado para a prestação de serviço aos usuários do Sistema Único de Saúde – para reivindicar a devida atenção do governo federal. Os meses de junho e julho serão marcados por atos de mobilização em todo o país com o objetivo de conscientizar a opinião pública e as autoridades e, especialmente, sensibilizar as lideranças do Ministério da Saúde e a presidente da República, Dilma Rousseff, que a Saúde precisa de mais recursos. O movimento nacional “Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo”, liderado pela Confederação das Misericórdias e apoiado pelas federações estaduais, tem o desafio de apresentar a realidade precária, quando se trata de remuneração, enfrentada há mais de uma década pelos principais parceiros no atendimento à saúde pública do Brasil: as santas casas e hospitais filantrópicos. É dever de todos os gestores hospitalares somar forças para que os secretários municipais, o secretário estadual, a imprensa e a sociedade em geral estejam ao lado dos hospitais filantrópicos e santas casas neste momento. O nosso próximo passo será dado no dia 13 de julho com o Dia D em Defesa da Saúde nos Estados. Vamos nos mobilizar e mostrar a força do nosso segmento. Contamos com o envolvimento e a dedicação dos afiliados da Femipa, que historicamente têm estado entre os protagonistas das principais ações que provocaram mudanças positivas para o setor”, disse Koury.

Em Mato Grosso, participaram quatro hospitais em Cuiabá e um em Rondonópolis. Segundo a Federação das Santas Casas,Hospitais e Entidades Filantrópicas de Mato Grosso (Fehosmt), o impacto junto à sociedade foi marcante, uma vez que a população não sabia quais eram os hospitais sem fins lucrativos e nem sobre sua situação precária.

Em entrevista à rádio CBN, a presidente da Fehosmt, Dra. Maria Elizabeth Meurer Alves, disse que a ideia do Movimento Acesso á Saúde é chamar a atenção para o subfinanciamento do Setor. “Nos últimos 10 anos, mais de 40% dos leitos que atendem o SUS foram fechados. Os hospitais não têm dinheiro para manter o atendimento ao paciente de forma digna e a dívida acumulada inviabiliza o funcionamento dos hospitais. O que não queremos é que a população fique prejudicada. Se os leitos fecharem, onde elas serão atendidas?”, disse.

No Espírito Santo, as dívidas ameaçam a sobrevivência dos hospitais. A maioria dos hospitais de pequeno porte tem gestão municipal e estão com dificuldades, pois os municípios tiveram queda de receita devido à redução dos royalties do petróleo e ao fim do Incentivo do FUNDAP. No Movimento participaram o Hospital Evangélico de Vila Velha; Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt – Domingos Martins; São Camilo – Hospital São Marcos – Nova Venécia; e Hospital Padre Olívio – Vargem Alta (apenas redes sociais). Segundo informações da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (Fehofes), o vereador Joel Rangel se prontificou a marcar uma audiência para apresentar a realidade dos Hospitais Filantrópicos na Câmara de Vereadores de Vila Velha.

A Fehofes enviou aos hospitais um check-list para a organização do Dia D Municipal. “Para o Dia D Estadual, estamos trabalhando para haver uma adesão maior dos Hospitais e estamos planejando realizar o Dia D no Auditório do MPES – Ministério Público do Espírito Santo, com capacidade para 300 pessoas”, disse o presidente da Fehofes, Luiz Nivaldo da Silva.

Já em Goiás, participaram a Santa Casa de Goiânia, Hospital São Pio X, de Ceres; Hospital Araujo Jorge, Goiânia, Instituto Espírita Batuira de Saúde Mental, de Goiânia, Sanatório Espírita de Anapólis, Santa Casa de Anapólis, Santa Casa de Itapuranga e Santa Casa de Catalão. Foram distribuídos material informativo junto a igrejas, e realizada a divulgação por meio da imprensa local. Entidades de outros municípios também participaram do Movimento.

O presidente da Federação de Goiás, José Roldão, afirmou que, para o Dia D Estadual, vão propor aos filiados “Um dia sem santas casas. Sinal de alerta”. A ideia, de acordo com ele é chamar a atenção e mobilizar de forma mais incisiva.

Mais informações sobre o Movimento Acesso à Saúde: www.facebook.com/movimentoacessoasaude

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB