Saúde Debate realizou no dia 30 de agosto uma live em seu Instagram sobre Alcoolismo, prevenção e tratamento. O convidado foi o médico psiquiatra Eduardo Frassato, que é especialista na área. De acordo com ele, no caso do alcoolismo, procurar ajuda o quanto antes é essencial.

Durante a transmissão, o médico explicou que pacientes que possuem histórico de anos de alcoolismo passam pelo tratamento de forma diferente daqueles em que a dependência química está instalada há pouco tempo. Quanto mais cedo acontecer o diagnóstico e um encaminhamento correto, maior será a chance de controle da doença, inclusive a longo prazo.

Para ajudar na identificação do problema e até mesmo no convencimento do paciente, a família e os amigos se tornam peças fundamentais. “A família estará vendo essa pessoa no dia a dia, percebendo as alterações comportamentais e no consumo de álcool. Quando o paciente sinaliza que quer ajuda e procura por isso, o auxílio deve ser imediato. Caso isso não aconteça, desistirá em função da abstinência. A família precisa estar ao lado dessa pessoa, tentando convencê-la do tratamento”, afirmou Frassato.

A dependência química pode levar a consequências graves: sociais, financeiras, familiares e na própria saúde do alcoólatra. Por isso, o médico psiquiatra ressalta que, no caso do alcoolismo, procurar ajuda o quanto antes pode evitar um cenário ainda mais complicado.

“Prestem atenção se houver um consumo diferente de álcool. Converse com profissionais de saúde para um acompanhamento e encaminhamento correto. Procure um tratamento específico. Houve muita evolução e conseguimos ajudar muita gente, mas precisamos que estas pessoas cheguem até nós”, salientou.

Clique aqui para conferir a live na íntegra

Fonte: Saúde Debate