gás naturalA Compagas teve em 2013 crescimento de 28% no número de consumidores, além de aumentar de 14 para 16 os municípios atendidos no Paraná com a incorporação de Fazenda Rio Grande e Londrina na rede de distribuição. Neste começo de ano, está em estudo o desenvolvimento de novos mercados, com uma rede estruturante para atendimento às cidades de Maringá, Rolândia e Cascavel, bem como a implementação de parceria público-privada para a construção de um gasoduto entre Araucária e Paranaguá, possibilitando disponibilizar no litoral paranaense um terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL).

Diante da expansão da malha de distribuição no Estado e dos muitos benefícios decorrentes do uso de gás natural, sobretudo de ordem financeira, o presidente do Sindipar e também vice-presidente da Fehospar (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná), Luiz Rodrigo Milano, reuniu-se na tarde da última terça-feira, 18, com o diretor-presidente da Compagas, Luciano Pizzatto. O encontro ocorreu na sede da companhia, com o dirigente hospitalar solicitando estudos para extensão da rede, de modo a beneficiar o maior número de instituições de saúde.

Até meados de 2013, 11 hospitais já utilizavam o gás natural como matriz energética, sendo que o interesse vem crescendo desde então pela comunidade e economia que representam. O Hospital Infantil Waldemar Monastier, de Campo Largo, foi um dos que aderiu. Mais recentemente, a Multi Saúde, clínica de oncologia, também firmou contrato para usar gás natural como combustível. Além de Curitiba e ainda Londrina e Fazenda Rio Grande, novos polos abastecidos, também Cascavel, Maringá e Rolândia ingressam nesse contexto de abastecimento.

Luis Rodrigo Milano, também administrador de uma unidade hospitalar que aguarda a ampliação da rede de abastecimento em Curitiba para ser integrada, ressalta às muitas vantagens operacionais, financeiras e ambientais que envolvem o sistema soma-se a valorização de uma empresa paranaense. Por isso, solicitou à administração da companhia – com imediata receptividade ‑ o planejamento de ações a curto e médio prazos para estender a rede de abastecimento e facilitar a adesão pelos hospitais e demais serviços de saúde. No total, hoje, já são quase 22 mil os consumidores da companhia.

AS VANTAGENS

Economia, inovação, eficiência, segurança e otimização do sistema energético. Essas são apenas algumas das vantagens proporcionadas pelo gás natural para os hospitais. Em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, o gás natural é um insumo fundamental para os hospitais para fins energéticos (climatização e cogeração). Nesse segmento, o combustível pode ter outros usos, como o aquecimento de água e cocção de alimentos. Luciano Pizzatto, diretor presidente da Companhia Paranaense de Gás – Compagas, concessionária responsável pela distribuição do gás canalizado, afirma que a companhia está preparada para atender os hospitais em qualquer dos usos do gás natural. “No Paraná, estamos preparados para atender às demandas, tanto para fins energéticos, como para outras aplicações, como aquecimento de água ou cocção de alimentos nas cozinhas dessas instituições”.

No caso da cogeração, o processo está entre as soluções mais inteligentes para a otimização do sistema energético de um hospital, pois permite a geração simultânea de energia elétrica e térmica (geração de vapor, aquecimento ou resfriamento de água), a partir de uma única fonte de combustível, o gás natural. Há redução direta dos custos da matriz energética e também ganhos indiretos, com a continuidade operacional, o melhor aproveitamento energético e o aumento da confiabilidade energética do empreendimento que passa a contar com mais uma fonte de energia.

A climatização é um conjunto de processos que, por meio de equipamentos, garante tanto o aquecimento quanto a refrigeração de ambientes ou da água utilizada nestes locais. O custo com a energia elétrica para a realização deste processo é alto, podendo representar até um terço da conta de luz do empreendimento. Utilizando o gás natural como combustível, os custos são reduzidos e ainda se agrega maior segurança e praticidade, pois o fornecimento de gás natural é contínuo e não há necessidade de estoque de combustível no estabelecimento.

A extração do gás natural apresenta menor agressão ao meio ambiente, com menor emissão de poluentes em relação aos demais combustíveis fósseis. Com isso, contribui para a redução do impacto ambiental. Neste cenário, o gás natural também se destaca como energia alternativa para diminuir a degradação ambiental, com baixo custo e segurança para o consumidor.

A COMPAGAS

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) é a concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Paraná. É uma empresa de economia mista, tendo como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia ‑ Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%.

Fundada em 1994, iniciou suas atividades com a distribuição do gás de refinaria a indústrias de Curitiba, Araucária e Campo Largo. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do sul do país a fornecer o gás natural aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).

Atualmente, a Compagas conta com mais de 590 km de rede de distribuição e atende 16 municípios: Curitiba, Araucária, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Paranaguá, Pinhais, Quatro Barras, São Mateus do Sul, Fazenda Rio Grande e Londrina.

Fonte: Fehospar