A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta quarta-feira que criará um grupo técnico para criar um modelo de planos de saúde mais acessível à população. A proposta foi apresentada pelo Ministério da Saúde, por meio de um ofício com sugestões para baratear o acesso ao serviço. Ainda não há informações sobre que medidas concretas poderiam ser tomadas para isso.

No ano passado, as mensalidades de planos de saúde tiveram alta de 13,55%, a maior desde 1997, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados neste mês pelo IBGE. O serviço pressionou os custos com saúde, que subiram 11,04% no ano passado.

Procurado, o Ministério da Saúde, autor da proposta encaminhada à ANS não se pronunciou sobre o assunto. A expectativa é que a decisão da diretoria da agência seja publicada nos próximos dias em uma portaria. Depois, as propostas do grupo técnico devem ser submetidas a consulta pública. Os prazos para isso ainda não estão definidos.

Os planos com coparticipação ou franquia são aqueles em que o usuário paga, além do valor mensal, uma taxa a cada vez que passa por consulta ou faz exame. Como no plano tradicional, a coparticipação oferece as mesmas coberturas. Só que, no primeiro, não é preciso pagar por procedimentos, enquanto, no segundo, se paga parte da despesa.

No ano passado, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) apresentou propostas de um plano popular que poderia baratear em até 25% as mensalidades de planos de saúde. O modelo defendido pela entidade incluía cobertura ambulatorial e hospitalar, com co-participação ou franquia, rede hierarquizada e atendimento coordenado por um médico generalistao.

Fonte: O Globo