A diretora de Fiscalização interina da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Simone Sanches Freire, apresentou a proposta que está sendo analisada pela diretoria colegiada da ANS sobre os novos indicadores por faixa de fiscalização. Ela ressaltou que a questão foi objeto de consulta pública e que a Agência ainda está verificando os detalhes de sua implantação, sem data prevista para tanto.

A diretora explicou como funciona a fiscalização atualmente, afirmando que a ANS verificou que os índices registrados de reclamações estavam perenes e, por isso, decidiu mudar a forma de fiscalização, para conseguir melhores resultados. Ela reforçou que a fiscalização e punições têm caráter educativo, para que as falhas não aconteçam novamente e o serviço seja cada vez mais qualificado. Segundo os dados que apresentou, as operadoras filantrópicas são as que menos têm registro de reclamações no sistema da ANS.

O indicador de fiscalização atual considera a Notificação de Investigação Preliminar (NIP), que permite à agência reguladora mediar conflitos entre usuários e operadoras de planos de saúde em casos de negativa de cobertura. A proposta que a ANS está trabalhando prevê a definição de um novo indicador de fiscalização, que permita melhorar essa análise.

Na nova proposta, está prevista uma bonificação para a operadora que comercializar planos individuais. Desta forma, a ANS espera induzir o reforço do produto de volta ao mercado. Além disso, Simone Freire informou que, uma das sugestões é que haja bônus para a avaliação das operadoras que apresentarem, por exemplo, dados auditados e confiáveis de pesquisa de satisfação com os clientes. Dessa forma, a operadora tem como argumentar sobre a qualidade de seus serviços, quando for questionada.

Tecnologia
O XIII Congresso Nacional das Operadoras Filantrópicas de Planos de Saúde foi encerrado com a palestra “Novas Ferramentas de Apoio à Gestão”, onde o CEO da GesSaúde Consultoria e Gestão, Roberto Gordilho; e a diretora da e-ProSaúde, Daiane Maciel, apresentaram plataformas eletrônicas que podem facilitar os registros, cruzamento de dados e, a partir disso, a tomada de decisão em relação às decisões estratégicas das operadoras, desde os programas de prevenção a serem oferecidos até o controle de gastos e negociações.

As fotos do evento podem ser conferidas no Facebook da Rede Saúde Filantrópica.

Fonte: CMB/RSF