A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná entregou aos representantes de dois hospitais da 16ª Regional de Saúde – Apucarana, equipamentos para instalação de mais Unidades de Terapia Intensiva na região. Os 13 kits de respiradores e monitores foram destinados ao Honpar, em Arapongas, e ao Hospital da Providência, em Apucarana.

A Regional de Apucarana passa a contar com mais 13 leitos de UTI exclusivos Covid-19 a partir dos próximos dias. Serão 10 novos leitos no Honpar, em Arapongas, e três no Hospital da Providência, em Apucarana. Somado aos demais leitos da macrorregião Norte, serão 206 leitos UTI para atender a população de quase 2 milhões de pessoas residente nos municípios.

Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, as novas unidades de terapia intensiva serão um avanço na estrutura de suporte de alta complexidade para a comunidade da região. “Apucarana e Arapongas com mais leitos darão apoio para a macrorregião. Implantamos estes leitos, conforme a demanda da rede, e também após a sinalização no caso de Arapongas, que o hospital tinha estrutura para receber esta ampliação”, afirmou.

Desde março deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde já habilitou 1.083 leitos de UTI adulto, 1.549 enfermaria adulto, 49 de UTI pediátrica e 70 de enfermaria pediátrica em unidades próprias ou contratadas para uso exclusivo de pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19.

O secretário estadual lembrou que a quantidade de leitos para atendimento ao novo coronavírus é maior do que a soma de leitos em 30 anos no Estado. “Os ambientes de unidade de terapia intensiva dedicados exclusivamente ao atendimento de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19 é superior ao número acumulado de leitos construídos em 30 anos no Paraná. E isso nós fizemos com responsabilidade com o dinheiro público e respeito às pessoas do nosso Estado”.

Fonte: Sesa