Os impactos da pandemia da covid-19 atingem todos os setores e a saúde não foi poupada. O Jornal O Paraná já noticiou a situação complicadas dos hospitais privados, que viram as receitas caírem até 60% por conta da suspensão de cirurgias. Na Uopeccan (Hospital do Câncer), a situação não é diferente. A instituição viu a arrecadação cair pela metade e outros fatores tornaram a manutenção das unidades de Cascavel e Umuarama ainda mais desafiadora. “Trata-se de uma situação generalizada, visto que os atendimentos considerados eletivos – exceto para algumas especialidades que não poderiam deixar os pacientes desassistidos – deixaram de ser realizados durante a pandemia para que as estruturas hospitalares fossem destinadas a pacientes suspeitos ou contaminados com covid-19, gerando queda na receita. Além disso, tivemos redução expressiva dos valores arrecadados cuja origem eram de eventos – almoços, jantares -, já que foram proibidos, levando tal arrecadação a zero, prejudicando o complemento do faturamento dos atendimentos, os quais contam com tabelas completamente defasadas. Então a soma dessas duas situações reduziu pela metade as arrecadações”, explica o administrador do hospital, Luciano Maldonado Felipe.
Segundo ele, esse percentual se deu nos primeiros meses da pandemia e vem oscilando nos últimos meses.

Pressão da inflação
O administrador ressalta que, além da queda significativa na receita, a inflação no setor traz mais dificuldades. “Cabe ressaltar que a inflação sentida por toda a população e demais negócios não é a mesma do setor de saúde. No setor de saúde, o índice inflacionário é o VCMH [Variação do Custo Médico Hospitalar], que nos últimos anos tem estado em aproximadamente em 17% ao ano. Ou seja, se levarmos em consideração que os hospitais sofreram com a queda na arrecadação (seja dos atendimentos ou arrecadações extraordinárias), tabelas defasadas e aumento de custos/despesas, todos os hospitais estão sofrendo impactos severos este ano”, destaca Luciano.

Campanhas alternativas
Mas até o setor da saúde adotou a palavra da vez e se reinventou, criando ações on-line para arrecadação de verbas. Luciano garante que a estrutura vem sendo mantida, inclusive o quadro de funcionários, apesar das dificuldades, e pede a colaboração da população com as ações que estão em curso. “O Complexo Hospitalar Uopeccan continua firme na sua missão de levar uma assistência de qualidade a todos que buscam atendimento em nossas unidades, buscando meios para o cumprimento de seus objetivos”, reforça o administrador.
Uma das ações em desenvolvimento é a campanha Show de Prêmios, em que mais de dez prêmios dos giros da sorte serão sorteados e a cartela custa R$ 10. O sorteio ocorre ao vivo no Facebook Hospital do Câncer Uopeccan, no dia 15 de dezembro deste ano, às 19h30. As cartelas podem ser adquiridas na Uopeccan de Cascavel, na Captação de Recursos, que fica na Rua Potiguaras, 694, Santo Onofre, ou na Uopeccan de Umuarama, na Avenida Paraná, 7.592 – Zona III, ou ainda pelos telefones: Cascavel: (45) 2101-7025/ (45) 99109-2445 e Umuarama: (44) 2031-0783/ (44) 99167-1959 (WhatsApp).
Há também uma ação entre amigos, cujo prêmio é um trator John Deere modelo 5065. Cada cupom custa R$ 1.000 e o sorteio acontece pela loteria federal no dia 7 de outubro. Informações pelos telefones: (45) 2101-7022/ (45) 2101-7004 e (45) 98408-4148.

Fonte: Jornal O Paraná - https://oparana.com.br/noticia/arrecadacao-cai-pela-metade-e-uopeccan-realiza-acoes-on-line/