A campanha “Só saia de casa pela sua saúde” traz em sua 11ª fase orientações do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e da Sociedade Paranaense de Nefrologia (SPN) aos pacientes renais. Com o tema “Saúde dos rins para todos e a todo tempo”, a ação pretende incentivar a manutenção de exames e rotinas de tratamento para a preservação da função renal.

De acordo com a SPN, muitas doenças renais são insidiosas e não apresentam sinais ou sintomas importantes nas fases iniciais. Por esse motivo, o diagnóstico correto e o tratamento precoce são os pilares para a preservação da função renal. A atual pandemia trouxe importantes alterações nos hábitos sociais, especialmente em relação ao medo de sair de casa. No entanto, a campanha enfatiza que os cuidados com a saúde devem ser mantidos, com todos os cuidados necessários.

“O tempo não parou de correr, o nosso organismo não deixou de envelhecer, outras infecções e doenças não deixaram de acometer a todos nós, mas muitos deixaram sua consulta de rotina, deixaram seus exames para depois e deixaram que a sensação de insegurança fora de casa os afastassem de um atendimento médico necessário”, explica a presidente da SPN, Dra. Ana Maria Emrich.

A seguir, algumas orientações da SPN aos pacientes renais:

Doenças renais ou doenças sistêmicas

Pacientes com doenças renais ou doenças sistêmicas que afetam os rins devem manter exames de rotina em dia, permanecendo atentos a sinais e sintomas de piora de função renal. Devem também manter hábitos de vida saudáveis, com dieta balanceada e exercícios físicos regulares.

Hemodiálise e diálise peritoneal

Pacientes em hemodiálise e diálise peritoneal precisam manter as rotinas de tratamento e as sessões de terapia dialítica, sem faltas que possam comprometer sua saúde e deixá-los mais suscetíveis a complicações agudas e graves.

Transplante renal

Pacientes submetidos a transplante renal e em uso de medicações imunossupressoras devem manter contato com seus médicos para orientação adequada e manutenção de seus tratamentos.

Atenção a medicamentos

Muitos medicamentos podem afetar a função renal, especialmente nos casos de uso sem prescrição médica, enfatizando mais uma vez que a automedicação não deve ser realizada. A Sociedade Paranaense de Nefrologia lembra que a telemedicina é uma ferramenta importante e pode apoiar muitos médicos e pacientes a manterem contato neste momento, especialmente pacientes estáveis e já em acompanhamento regular.

Porém, pacientes com alterações clínicas ou em primeira consulta dificilmente poderão ser atendidos de forma remota. “Não deixe a sua saúde para depois, a Nefrologia está na luta contra a Covid-19 e também contra todas as doenças renais”, enfatiza a presidente da SPN.

Sobre a campanha

Esta é a décima primeira fase da campanha “Só saia de casa pela sua saúde”, que iniciou em 12 de junho e tem como objetivo conscientizar médicos e a população sobre a importância da continuidade dos tratamentos e acompanhamento de pacientes mesmo durante a pandemia, assim como de buscar atendimento em caso de necessidade.

Confira as fases anteriores


1ª fase: Cardiologia

2ª fase: Endocrinologia e Metabologia

3ª fase: Hansenologia

4ª fase: Pediatria

5ª fase: Ginecologia e Obstetrícia

6ª fase: Ciências Neurológicas

7ª fase: Reumatologia


8ª fase: Geriatria e Gerontologia


9ª fase: Urologia

10ª fase: Cirurgia Oncológica


Fonte: CRM-PR com informações da SPN