Fevereiro tem duas datas importantes relacionadas ao câncer que precisam ser valorizadas durante todos os dias do ano por homens e mulheres. No dia 04 é lembrado o Dia Mundial do Câncer; e no dia 05 o da Mamografia. Um diagnóstico feito no tempo certo permite o tratamento precoce e elevadas chances de cura de tumores, de acordo com o corpo clínico do Hospital São Vicente Curitiba.

A Dra. Priscila Morosini, cirurgiã oncológica do Hospital São Vicente, alerta que todas as mulheres devem realizar a sua primeira mamografia a partir da faixa etária dos 40 anos e repetir esse exame anualmente. A boa notícia, segundo ela, é que as taxas de cura das lesões identificadas e tratadas precocemente superam a 95.

Estudos da Sociedade Americana de Oncologia, apontam que a redução de morte por câncer chega a mais de 40% entre mulheres que praticam atividade física. “Hábitos de vida saudáveis, avaliação com um nutricionista, atividades físicas regulares são outros meios que permitem a prevenção ou mesmo da recidiva do câncer de mama”, destaca dra. Priscila.

Saúde dos homens
Homens também devem estar atentos a certos tipos de tumores, afirma o Dr. Juliano Rebolho, também cirurgião oncológico do Hospital São Vicente. A partir dos 45 anos de idade, eles devem consultar-se com um especialista para realizar o toque retal, exames de sangue e outras formas de diagnóstico.

O importante, acrescenta o médico, é que todas essas formas de diagnóstico não são invasivas e, dependendo do tipo de lesão (até que se torne uma neoplasia), a prevenção é possível com até 10 anos de antecedência.

Câncer de pele
Como ainda estamos em período de férias, de acordo com o Dr. Juliano, deve ser dada atenção especial ao câncer de pele. O uso do filtro solar para proteger dos raios ultravioletas é fundamental, principalmente entre nós que vivemos no Sul do Brasil e temos pele mais clara, adverte o médico. A cada ano, segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), quatro mil pessoas perdem a vida por conta do câncer de pele.

Fonte: Hospital São Vicente