O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reconheceu, em nota técnica, a necessidade de readequação do Programa BNDES Saúde, que foi criado para financiar instituições de Saúde que apoiam o SUS. A Nota foi encaminhada em resposta ao Ofício da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), que solicitou a adequação do BNDES Saúde às necessidades de financiamento das Santas Casas e hospitais filantrópicos.
A Nota Técnica do banco de fomento reconheceu, ainda, a importância das instituições filantrópicas para o sistema de Saúde brasileiro, sendo responsáveis por relevante parcela das internações hospitalares no Brasil. O documento ressaltou a dificuldade financeira do Setor, justificando o crescente endividamento pelos avanços da medicina e pela remuneração do SUS, que não cobre adequadamente os gastos com procedimentos médico-hospitalares.

Com este cenário, o BNDES se dispôs a estudar a possibilidade de se estabelecerem melhores condições de financiamento, por meio do Programa BNDES Saúde, para atender às instituições filantrópicas.

Para o presidente da CMB, José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior, a posição do BNDES vai ao encontro dos anseios do Setor Filantrópico. “O reconhecimento em relação ao crescente endividamento dos hospitais filantrópicos pelo próprio BNDES, em razão da insuficiência dos recursos para suportar os custos dos serviços prestados, torna essencial que o governo assuma o compromisso de viabilizar uma linha de crédito efetivamente diferenciada, que compense os problemas causados pela remuneração inadequadas dos hospitais que se dispuseram a colaborar com o SUS”.

Fonte: CMB