A Campanha da Fraternidade 2012, que tem por tema “Fraternidade e Saúde Pública”, foi debatida em café da manhã, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), na manhã desta terça-feira (27/3), em Brasília (DF). A campanha é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e se estende por todo período da quaresma.

Durante o café, o secretário-executivo da Campanha da Fraternidade 2012, padre Luiz Carlos Dias, defendeu uma reflexão sobre saúde no Brasil com vistas à disseminação de hábitos de vida saudáveis e sensibilização das pessoas para o serviço aos enfermos. “A saúde é um direito da população e uma obrigação do Estado, por isso, as pessoas precisam tomar consciência disso para exercer de forma mais efetiva a cidadania”, disse Dias.

O padre também ressaltou a necessidade de preservação e consolidação do Sistema Único de Saúde como patrimônio da população. Para Dias, a saúde integral é o que mais se deseja. “Esta tem sido a principal preocupação e pauta reivindicatória dos brasileiros”, pontuou.

No mesmo sentido, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, ressaltou a ligação da campanha com os princípios da universalidade e da integralidade do Sistema Único de Saúde. “Uma forma de se alcançar uma saúde difundida sobre a terra é evitar que as pessoas fiquem doentes, diminuir o sofrimento e tratar os doentes”, afirmou Barbano.

O diretor-presidente da Anvisa destacou, ainda, o poder mobilizador da Campanha da Fraternidade. “Temos que reforçar o compromisso com os princípios expostos pela Campanha da Fraternidade e aproveitar esse espaço para uma maior integração entre a Igreja e o poder público”, informou Barbano.Na ocasião,  Barbano representou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Já o presidente da FNP e prefeito de Vitória (ES), João Cosér, apontou os desafios a serem enfrentados pelas prefeituras para oferecer uma saúde pública de qualidade para a população. “É na ponta que existe a cobrança e que precisamos dar uma resposta. A melhoria da saúde pública é uma responsabilidade de todos”, defendeu Cosér.

Fonte: Anvisa