Garantir que as pacientes com câncer de mama metastático tenham acesso a tratamentos mais eficientes através do Sistema Único de Saúde. Isso é o que está previsto em projeto (PL 3169/15) em tramitação na Câmara. Câncer metastático é aquele que se espalhou para outros órgãos do corpo.

A autora da proposta, deputada Mariana Carvalho, do PSDB de Rondônia, explica que houve um grande avanço, recentemente, com uma terapia genética especial para os casos mais graves de câncer de mama. No entanto, as pacientes do SUS não têm acesso a esse tipo de tratamento.

A relatora na Comissão de Seguridade Social, deputada Flávia Morais, do PDT goiano, destacou a importância da atualização constante das estratégias para o tratamento do câncer de mama e uterino.

“O progresso da ciência se dá a uma velocidade espantosa e é essencial a atenção para que recursos promissores, não apenas para curar a doença, mas para proporcionar sobrevida mais longa, estejam acessíveis para todos”.

Apesar de ter votado favoravelmente ao projeto, o deputado Mandetta, do DEM do Mato Grosso do Sul, considerou a proposta redundante. Segundo ele, a lei já obriga ao SUS atender integralmente toda a população. Para o deputado, o principal é garantir um diagnóstico precoce para a doença.

“Nós temos é que garantir maior diagnóstico precoce. Agora, garantir que terá direito ao medicamento quem tem câncer metastático, pra mim é uma redundância, ela não muda nada da política que aí está, não tem nenhum impacto na política de câncer de mama ou de qualquer outra localização”.

A proposta já foi aprovada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Seguridade Social, e ainda será apreciada pelas de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. Se o projeto for aprovado por todas, pode seguir diretamente para o Senado Federal.

Fonte: Radioagência Câmara