“Vimos muitas lágrimas: algumas de dores, outras de alegrias. Lágrimas de medo e de conquistas, lágrimas de incertezas e de superação, mas o que não faltou foi união, em um ano repleto de surpresas e desafios, e para cada obstáculo, uma verdadeira família em união de forças para superá-los”, foi assim que o diretor-superintendente do Hospital Costa Cavalcanti, Fernando Cossa, iniciou seu discurso na Moção de Aplausos concedida pela Câmara Municipal de Foz do Iguaçu no último dia 15.

A homenagem aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate a Covid-19 foi a primeira de 2021, e segundo a autora da proposta, a vereadora Anice Nagib Gazzaoui, a moção é uma forma de reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados pelos profissionais. “Emocionante poder homenagear pessoas que não mediram esforços em uma época em que tudo era incerto. Vocês fizeram a diferença no município de Foz do Iguaçu, se levantaram como gigantes e colocaram em risco a própria vida para nos proteger. Muito obrigada”, disse a vereadora.

Para o diretor-superintendente do HMCC, Fernando Cossa, mesmo com todas as dificuldades foi possível crescer e aprender. “A pandemia nos trouxe muitos aprendizados e, principalmente, nos tirou de uma zona de conforto. Foi preciso nos adaptar e dar o nosso melhor, pela nossa saúde e a plena recuperação de todos os pacientes. Um trabalho que passa por cada colaborador do nosso hospital. Todos merecem essa homenagem”, afirmou.

Por meio de seu pronunciamento destacou a atuação de toda as áreas do hospital – veja completo a partir da 1h8m https://www.facebook.com/camaradefoz/videos/1175956566248499/. O diretor relembrou ainda os momentos da batalha contra esse vírus invisível e que avassalou todo o mundo. “Neste momento, aproveito também para agradecer a diretoria geral-brasileira da Itaipu Binacional, em especial ao ex-diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, e agora ao general João Francisco Ferreira, obrigado, vocês também foram incansáveis na luta para salvar vidas”, frisou o superintendente.

Com os investimentos da mantenedora, foi possível a abertura de uma ala exclusiva para tratamento de covid-19, com 55 leitos de UTI e 22 de enfermaria, além da contratação de mais de 300 profissionais. Outros 15 leitos de UTI foram contratados no Hospital Madre de Dio, em São Miguel do Iguaçu.

“Meus cumprimentos a todos pela iniciativa desta homenagem. Quero cumprimentar os hospitais que estão sendo homenageados, pois no combate à covid vocês ajudaram a mitigar o sofrimento da nossa população, não só de Foz, mas de toda a 9ª regional de saúde”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira.

“Resumo tudo em duas palavras UNIÃO e ORGULHO! Obrigado a todos por terem dado o seu melhor e feito a diferença em cada conquista, em cada desafio. É fato: o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) não seria nada disso se não tivesse vocês”, enfatizou Fernando que continuou: “É uma honra andar lado a lado aos objetivos de Foz, pois o nosso compromisso é entregar serviços de saúde de qualidade para que a população da nossa cidade possa se sentir segura e ter todo o atendimento possível aqui, com fácil acesso”, finalizou o superintendente.

Fernando agradeceu ainda todo apoio e suporte que o diretor presidente do Hospital Municipal, Sérgio Fabriz, deu durante os períodos críticos da pandemia.

Autoridades presentes – Participaram da cerimônia o vice-prefeito, delegado Francisco Sampaio; a diretora da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos; o diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, General João Francisco Ferreira; o diretor técnico do Hospital Municipal, Amon Mendes Franco de Sousa; o diretor superintendente do Hospital Costa Cavalcanti, Fernando Cossa, a gerente administrativa do Hospital Unimed, Cristiane Uyeno, além de vereadores e demais autoridades.

Fonte: Hospital Costa Cavalcanti