A campanha “Só saia de casa pela sua saúde” entra em sua 9ª fase nesta quinta-feira, 6 agosto, com parceria entre o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e a Sociedade Brasileira de Urologia – Secção Paraná (SBU-PR).
Com o intuito de alertar médicos e pacientes sobre as doenças urológicas que não podem ter seus tratamentos adiados por conta da pandemia, a SBU destaca a importância de manter contato com o médico urologista, mas também de procurar o atendimento de emergência em caso de necessidade. São elas:
Cólica renal
A cólica renal é uma das principais causas de procura ao atendimento de urgência e emergência. Por ser situação aguda, mesmo em momentos de pandemia, os pacientes acabam procurando auxílio médico. Entretanto, em algumas ocasiões ocorre a auto-medicação para evitar a ida ao pronto-socorro. Essa conduta pode levar a um agravamento do quadro e, em algumas situações, colocar o paciente em risco de vida.
Infecção urinária
A infecção urinária é condição frequente, especialmente nas mulheres. O tratamento adequado é feito com antibiótico, que deve ser prescrito por médico. Com intuito de evitar se deslocar ao pronto atendimento, muitas vezes os pacientes acabam fazendo uso de analgésicos do trato urinário por conta própria, que podem melhorar os sintomas, mas não curam a infecção. Neste caso, existe o risco de agravamento da infecção com a migração da bactéria para os rins, levando a uma condição mais grave e com necessidade de tratamento prolongado, por vezes em ambiente hospitalar.
Câncer de próstata (e outros tumores urológicos)
O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente nos homens, atrás apenas dos de pele não melanoma. A melhor maneira de diagnosticar a doença é por meio de rastreamento com PSA e exame clínico. Apesar de não existirem ainda dados estatísticos relacionados aos Brasil, nos EUA houve uma queda de 60% na realização de exames de PSA durante a pandemia (leia mais sobre os dados americanos: https://bit.ly/3keOhMx), o que pode resultar em um aumento no diagnóstico de doenças mais agressivas no futuro.
Para o presidente da SBU-PR, Dr. Ari Adamy, “é importante que o paciente tenha em mente que essas condições não podem esperar o fim da pandemia. Cabe ao médico orientar para que tirem dúvidas e procurem o atendimento de emergência se necessário, avaliando o risco ou mesmo indicando o melhor local. A falta de tratamento, em alguns casos, pode levar a sérias complicações”.
Em pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Urologia com seus associados, em que 766 médicos responderam ao questionário, foi identificada uma queda em torno de 80% nos atendimentos urológicos ambulatoriais, em decorrência de fechamento do estabelecimento, limitação funcional ou problemas associados à contaminação. “Com base nisso, há a preocupação em atrasar o diagnóstico de algumas dessas doenças”, reitera o Dr. Ari.
Sobre a campanha
Esta é a nona fase da campanha “Só saia de casa pela sua saúde”, que iniciou em 12 de junho e tem como objetivo conscientizar médicos e a população sobre a importância da continuidade dos tratamentos e acompanhamento de pacientes mesmo durante a pandemia, assim como de buscar atendimento em caso de necessidade.
Confira as fases anteriores:

1ª fase: Cardiologia

2ª fase: Endocrinologia e Metabologia

3ª fase: Hansenologia

4ª fase: Pediatria

5ª fase: Ginecologia e Obstetrícia

6ª fase: Ciências Neurológicas

7ª fase: Reumatologia


8ª fase: Geriatria e Gerontologia

Fonte: CRM-PR