Janeiro é o mês do câncer cervical, ou de colo de útero, representado pelo laço verde piscina. A boa notícia é que o câncer de colo de útero pode ser prevenido e está relacionado ao vírus HPV – papilomavírus humano. E ter o vírus somente não significa ter a doença, pois é preciso que junto a mulher tenha a lesão de colo uterino.

“Por isso, é importante realizar o exame preventivo de citologia do colo do útero anualmente. Ainda para o câncer de colo de útero, há três vacinas que combatem os principais tipos virais do HPV. Também contribuem para a doença o início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros e o tabagismo”, afirma Dr. Fábio Fin, cirurgião oncológico do Hospital São Vicente (CRM 25072 e RQE 936).

Sobre o Hospital São Vicente-Funef

Fundado em 1939, o Hospital São Vicente tem ampla atuação no transplante de fígado e rim, e nas áreas de Oncologia e Cirurgia. De alta complexidade, atende diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, sempre com foco na qualidade e no tratamento humanizado. Desde 2002, a instituição é gerida pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Koutoulas Ribeiro (FUNEF). Sua estrutura conta com Pronto Atendimento, Centro Médico, Centro Cirúrgico, Exames, UTI, Unidades de Internação e Centro de Especialidades. O programa de Residência Médica credenciado pelo MEC nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.

Mais informações: www.saovicentecuritiba.com.br

Fonte: Hospital São Vicente