12.05 2Na última quinta-feira (7) o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, recebeu da mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde o plano de comunicação para a realização da 11ª Conferência Estadual de Saúde. Também foi entregue o planejamento para a terceira fase do curso de capacitação de conselheiros, oferecido pela Escola de Saúde Pública do Paraná em parceria com o Conselho Estadual de Saúde. A superintendente da Femipa, Rosita Marcia Wilmer, assumiu a 2ª vice-presidência do Conselho.

Segundo Caputo Neto, as capacitações precisam ser permanentes, porque a cada nova gestão há renovação no quadro de conselheiros “Os conselheiros são representantes da população, mas sem formação e conhecimento sobre a administração pública não conseguirão desempenhar esta função”.

Ele também destacou que o Governo do Paraná investe em capacitação, porque considera um dos pontos que fortalecem a gestão pública, juntamente com investimento e custeio. “A capacitação será sempre prioridade nesta gestão” destacou.

A conselheira Rosalina Batista disse que, por orientação do Conselho Nacional, todos os conselhos estaduais e municipais devem priorizar a comunicação como forma de fortalecer o Sistema Único de Saúde e o controle social. “A comissão de comunicação e educação permanente tem atuado para que esse seja um dos temas da 11ª conferência e preparou um plano de comunicação para ampliar a visibilidade e a participação da população no evento”.

CONFERÊNCIA – A 11ª Conferência Estadual da Saúde será realizada no segundo semestre de 2015, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para os Paranaenses”. Durante o evento, os participantes deliberam a Política Estadual de Saúde do Paraná, por isso a grande importância do evento, que conta com a participação de gestores municipais e estaduais, prestadores, trabalhadores e usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.

Fonte e foto: Sesa