O ambiente de um hospital desempenha um papel importante na recuperação dos seus pacientes. É isso o que tenta mostrar o instituto de tratamento e apoio ao câncer Maggies, na cidade de Manchester, Inglaterra.

O edifício não se parece nem um pouco com o das clínicas e hospitais que conhecemos. Ele possui 500 m² com uma área externa de 230 m²: feito todo de madeira rodeado por vidros e jardins internos e externos. A sensação de acolhimento é para que os pacientes sintam como se estivessem em casa.

arquitetura-cancer-fosterpartners_07

Projetada pelo premiado escritório londrino Foster + Partners, a clínica tem apenas um andar com mezanino. Ela é naturalmente iluminada e bastante arejada. Todas as salas do lado leste possuem um jardim privativo. No lado sul, existe uma estufa, onde os pacientes podem se reunir para praticar jardinagem terapêutica. Também existem lugares para reuniões, bibliotecas e salas de ginástica.

arquitetura-cancer-fosterpartners_06

“Eu tive câncer e sei o quão importante é este tipo de tratamento. Nosso objetivo foi criar um edifício acolhedor, simpático e sem qualquer referência hospitalar. Um espaço cheio de luz, com vegetação, onde as pessoas possam se reunir, conversar ou simplesmente refletir”, conta Lord Foster, presidente e fundador do escritório Foster+Partners.

arquitetura-cancer-fosterpartners_03

arquitetura-cancer-fosterpartners_04

arquitetura-cancer-fosterpartners_05

arquitetura-cancer-fosterpartners_08

arquitetura-cancer-fosterpartners_01

Fonte: Portal Razões para Acreditar