O Conselho Estadual de Saúde aprovou nesta quarta-feira (23) o Plano Estadual de Saúde 2012-2015, que define toda estratégia de ação da secretaria para os quatro anos. São 16 diretrizes com metas específicas para 2012, outras para 2013-2015 e com indicadores que têm base no Plano Nacional de Saúde do governo federal, no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias da Saúde do Estado, aprovados pela Assembleia Legislativa do Paraná.

“Este plano foi construído junto com o conselho. A aprovação não encerra o processo. O plano deve ser um livro de cabeceira, um livro orientador de todas as ações. Ele estará disponível na íntegra na página da Secretaria Estadual de Saúde após publicação oficial”, afirmou o diretor geral da Secretaria da Saúde, Rene Moreira do Santos. O plano começou a ser discutido na reunião ordinária do Conselho de 27 de março.

Joelma Carvalho, presidente do Conselho Estadual de Saúde, destacou que este é o primeiro plano detalhado em uma plenária. Foram mais de 25 horas de debate. Diversas sugestões dos conselheiros foram inseridas na versão final do plano aprovado. “Este é um plano sucinto que compromete o gestor e dá subsídios para o acompanhamento. Antes, se estabeleciam os indicadores sem nenhum critério técnico e o Conselho não conseguia fiscalizar a contento”, enfatizou.

Para o conselheiro que representa o segmento dos usuários, Manoel Rodrigues do Amaral, a discussão foi muito válida. “Todos os superintendentes da Secretaria da Saúde apresentaram suas diretrizes, metas e indicadores de forma clara e objetiva, sempre abertos a ouvir as considerações do CES. Desde 1995 participo deste conselho e pela primeira vez vejo a apresentação de um plano com tanto detalhamento”, disse.

Fonte: Sesa