A partir desta terça-feira (1º de dezembro), as cirurgias eletivas estão suspensas no Paraná por 30 dias. A medida foi anunciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A suspensão poderá ser estendida ou reduzida de acordo com a situação epidemiológica e a taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria no estado do Paraná, de acordo com a secretaria.

A medida suspende todas as cirurgias com agendamento antecipado, que podem ser realizadas em outro momento. A resolução que trata sobre o assunto não se aplica aos procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia. Também não suspende os exames considerados necessários, em caráter de urgência, pelo médico prescritor, procedimentos realizados em âmbito ambulatorial e outros procedimentos os quais, a critério médico, sejam considerados de urgência ou emergência.

A Sesa anunciou a suspensão considerando o crescimento agudo de casos confirmados no estado do Paraná e a elevada ocupação dos leitos de UTI e enfermaria. Curitiba já havia anunciado em novembro a suspensão das cirurgias eletivas, primeiramente nos hospitais que atendem pelo SUS e depois em todos, tanto da rede pública quanto da privada, pelo mesmo motivo.

As cirurgias eletivas haviam sido retomadas em um momento de queda no número de casos de Covid-19, o que permitiu a flexibilização neste sentido também. Em outra fase mais aguda da pandemia, a suspensão deste tipo de procedimento já havia sido suspenso pelos órgãos de saúde.

Fonte: Saúde Debate