A CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) seguem juntos no projeto Salvando Vidas, que teve a segunda fase lançada nesta segunda-feira (19). Iniciado no início de maio de 2020, a campanha de financiamento realizada pelo BNDES, em parceria com a CMB e outras entidades, tem como principal objetivo fornecer EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente do combate à Covid-19.

A primeira etapa alcançou R$ 110 milhões, envolvendo 1.640 doações por parte de pessoas físicas e a colaboração de 66 empresas. Foram beneficiados 779 hospitais em 698 municípios, com a distribuição de 59 milhões de EPIs, que permitiram proteger os profissionais de saúde envolvidos no tratamento de 632 mil pacientes com Covid, durante o período em UTI (12 dias, em média). “Temos, com convicção, que o nome do programa fez por valer e realmente salvou vidas. O projeto é exemplo claro do potencial que podemos criar para a sociedade, trabalhando em parceria o setor público, privado e sociedade civil”, falou o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

Agora, na segunda fase da campanha, a meta é chegar à R$ 200 milhões. A cada R$ 1 doado pela sociedade civil ou por empresas, o BNDES aportará mais R$ 1 no projeto, até o limite de R$ 50 milhões.

“A palavra sobre esse projeto é gratidão. Nossos hospitais e nossas Santas Casas representam 50% da média complexidade e 70% dos atendimentos em alta complexidade. Na pandemia, nossos hospitais eram quem estavam no enfrentamento, atendendo aos brasileiros mais carentes. Esses R$ 100 milhões chegaram efetivamente aos nossos pacientes. Tenham a certeza que vocês salvaram vidas”, falou o presidente da CMB, Mirocles Véras.

O representante da Confederação ressaltou, ainda, a importância da continuidade da ação, mesmo após o fim da pandemia, em apoio à sustentabilidade do setor filantrópico, diante da histórica dificuldade financeira da área. “Vamos dar continuidade nesse projeto para que cada centavo seja colocado na base, que é um hospital e uma vida que se pode salvar”, salientou.

Reconhecimento

O projeto Salvando Vidas foi considerado o mais inovador durante a crise da pandemia na América Latina, no ano passado, pela ALIDE (Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento).  Durante o lançamento da segunda fase, líderes de grandes empresas parceiras da ação valorizaram a atuação dos hospitais filantrópicos, o ineditismo da iniciativa e reafirmaram o apoio para a continuidade da ação. “Essa foi uma campanha que gerou engajamento de mais de 26 milhões de consumidores. A Heineken valoriza as ações humanas e estamos juntos na próxima fase”, falou o presidente da Heineken Brasil, Maurício Glamellaro.

“A campanha Salvando Vidas veio em um momento crucial do país. Fornecemos 4 usinas de oxigênio: 2 na Bahia, 1 no Ceará e 1 no Rio Grande do Norte. Juntos, podemos muito mais e essa parceria vai continuar”, disse a diretora financeira e de relações com investidores da Ômega Energia, Andrea Sztajn. “Isso nos traz uma grande satisfação e, com certeza, salva vidas. Estaremos com vocês juntos na próxima fase”, declarou o presidente da Engie Brasil, Eduardo Sattamini.

O papel dos parceiros

No projeto Salvando Vidas, a CMB centraliza a indicação dos hospitais para o recebimento das doações. A Confederação foi quem também intermediou, junto às instituições de saúde, os bens e serviços mais críticos e necessários à prevenção e combate à Covid-19.

A Sitawi Finanças do Bem, com o apoio da plataforma de matchfunding Benfeitoria, faz a gestão dos recursos financeiros, a prestação de contas e aquisição dos itens e a coordenação da campanha.

Já a Bionexo disponibiliza sua plataforma de tecnologia para avaliação e cotação de preços junto a mais de 10 mil fornecedores e atuará no acompanhamento junto com a CMB das entregas individualizadas em cada instituição de saúde.

A prestação de contas do projeto está disponível no site https://puragratidao.net/.

Fonte: CMB