Representantes da CMB e de outras entidades de saúde participaram, nesta segunda-feira (30), de reunião virtual com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, para discussão dos impactos da reforma tributária no setor. Entre as instituições participantes, estavam a CNSAÚDE (Confederação Nacional de Saúde), FBH (Federação Brasileira de Hospitais), ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados), ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), ABRAMGE (Associação Brasileira de Planos de Saúde), FENASAUDE (Federação Nacional de Planos de Saúde) e ABRAFARMA (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias).

Em sua apresentação, o presidente da CMB, Mirocles Véras, ressaltou as dificuldades enfrentadas pela área filantrópica, em função da defasagem na tabela de procedimentos SUS. “Representamos 70% da alta complexidade e não temos mais como lidar com os prejuízos. Não podemos esquecer da demanda reprimida, que irá chegar aos nossos hospitais e às operadoras, então é fundamental pensarmos em saúde juntos”, disse. “É muito importante estar nessa discussão para que tenhamos, definitivamente, saúde de forma mais digna”, completou.

Manutenção de alíquota e redução da carga tributária de medicamentos também foram outras questões colocadas pelos participantes. O secretário Rodrigou SUS informou que levará os pleitos ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Fonte: CMB