A CMB faz um apelo aos deputados federais para que o projeto de Lei que visa ao encaminhamento de recursos emergenciais aos hospitais filantrópicos, na ordem de R$ 2 bilhões, seja votado com urgência, diante das dificuldades financeiras que colocam em risco o setor. Em visita do presidente da República, Jair Bolsonaro, à Bahia nesta quarta-feira (16), a presidente da Fesfba (Federação das Santas Casas da Bahia), Dora Nunes, intensificou o pleito, e o Chefe da União, acompanhado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se comprometeu a sancionar a proposta, tão logo a matéria seja votada na Câmara Federal. Bolsonaro anunciou o envio dos recursos em maio do ano passado, por meio de Medida Provisória.

Durante o encontro com o presidente, a necessidade desses recursos foi exemplificada pela difícil situação enfrentada pelo Hospital Obras Sociais de Irmã Dulce, realidade semelhante a das instituições de saúde filantrópicas de todo o país.

“A CMB, as 17 federações que representam os hospitais filantrópicos e todos os 1.824 hospitais espalhados pelo Brasil fazem um clamor aos deputados, para que esse projeto seja votado o quanto antes e possa minimizar o difícil cenário pelo qual passam os nossos hospitais, que estão sobrevivendo com a ajuda de aparelhos. Essa ajuda é fundamental para continuarmos prestando nosso trabalho junto ao SUS”, frisou o presidente da CMB, Mirocles Véras.

Fonte: CMB