03.06O Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS – formado pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), suas federações estaduais e os 50 maiores hospitais filantrópicos do país – está lançando a campanha “Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo”. Como já é de conhecimento, a iniciativa pretende esclarecer a sociedade sobre a situação financeira precária enfrentada pela rede filantrópica, bem como pela saúde em geral, e alertar para o iminente colapso dos hospitais beneficentes e as graves consequências que isso pode acarretar para o SUS.

Com o objetivo de tornar pública e discutir com a sociedade a realidade do setor; esclarecer os efeitos do processo gradativo da falência da rede sem fins lucrativos voltadas ao SUS; e buscar a sobrevivência das instituições filantrópicas, com base no equilíbrio econômico e financeiro e qualidade dos serviços prestado, entre outros, o movimento prevê três etapas: começando na fase municipal no dia 29 de junho; passando pela etapa estadual no dia 13 de julho; e por fim, a ação nacional, agendada para o dia 04 de agosto em Brasília, no Congresso Nacional.

Segundo o Rogatti, a pauta de reivindicações e os dados do Setor estão sendo trabalhados por uma Comissão Técnica, mas consideram como pré-requisitos para o acesso à saúde a garantia de custeio e a solução das dívidas.

No dia 14 de maio, a CMB realizou uma reunião com os 50 maiores hospitais do setor para debater a proposta e buscar apoio para a realização do ato. Representantes dessas instituições comporão a Comissão Técnica, que deve desenvolver uma pauta geral de reivindicação.

O tema do movimento, “Acesso à Saúde: meu direito é um dever do governo”, pretende atingir a população, mostrando que o impacto pela falta de financiamento e priorização da Saúde atinge diretamente quem depende desses serviços. Os hospitais, mesmo com todos os problemas, continuam atendendo, com qualidade, mas não têm condições de fazer mais pela falta de recursos e acúmulo de dívidas.

A divulgação dessa realidade e a mobilização em torno do tema são indispensáveis para que medidas urgentes que garantam o direito à saúde dos cidadãos sejam tomadas. Este é o objetivo principal do movimento. Como a promoção da saúde da população é um princípio fundamental da sua instituição, a CMB solicita o apoio de todos para tornar a campanha ainda mais relevante e representativa.

Em breve, a Confederação enviará por e-mail as instruções para organização dos eventos (vide cronograma abaixo), dados atualizados e outros itens necessários para o sucesso dessa nova empreitada.

Coordenação:

Edson Rogatti
Presidente da CMB

José Luiz Spigolon
Diretor Geral da CMB

Informações sobre o movimento para participantes, apoiadores ou imprensa:

Secretaria de Comunicação da CMB em São Paulo
Carolina Fagnani e Ellen Mützemberg
acessoasaude@cmb.org.br
(11) 4063-9202 / (11) 9 6632-7379 / (11) 9 9144-5585

Cronograma geral:

Dia 29/06 – dia D em Defesa da Saúde – Ação nos municípios

Dia 13/07 – dia D em Defesa da Saúde – Ação nos estados

Dia 04/08 – dia D em Defesa da Saúde – Ação nacional em Brasília – DF