15.05O Movimento Nacional “Acesso à Saúde – Meu direito é um dever do Governo”, organizado pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) e apoiado pelas 17 federações estaduais foi lançado nesta sexta-feira (15), pelo presidente da CMB, Edson Rogatti, durante o encerramento do 24º Congresso da Fehosp, em Campinas.

Com o objetivo de tornar pública e discutir com a sociedade a realidade do setor; esclarecer os efeitos do processo gradativo da falência da rede sem fins lucrativos voltadas ao SUS; e buscar a sobrevivência das instituições filantrópicas, com base no equilíbrio econômico e financeiro e qualidade dos serviços prestado, entre outros, o movimento prevê três etapas: começando na fase municipal no dia 29 de junho; passando pela etapa estadual no dia 13 de julho; e por fim, a ação nacional, agendada para o dia 04 de agosto em Brasília, no Congresso Nacional.

Segundo o Rogatti, a pauta de reivindicações e os dados do Setor estão sendo trabalhados por uma Comissão Técnica, mas consideram como pré-requisitos para o acesso à saúde a garantia de custeio e a solução das dívidas.

Nessa quinta-feira (14), a CMB realizou uma reunião com os 50 maiores hospitais do Setor para debater a proposta e buscar apoio para a realização do ato. Representantes dessas instituições comporão a Comissão Técnica, que deve desenvolver uma pauta geral de reivindicação.

O tema do movimento, “Acesso à Saúde: meu direito é um dever do governo”, pretende atingir a população, mostrando que o impacto pela falta de financiamento e priorização da Saúde atinge diretamente quem depende desses serviços. Os hospitais, mesmo com todos os problemas, continuam atendendo, com qualidade, mas não têm condições de fazer mais pela falta de recursos e acúmulo de dívidas.

O presidente da CMB reforçou que a participação de todos os hospitais e Federações no Movimento é fundamental. É preciso articular com os governos locais, gestores, Poder Judiciário e Ministérios Públicos, além da própria comunidade, a fim de envolver todos em prol das Santas Casas e hospitais filantrópicos.

A CMB vai encaminhar, em breve, instruções para a realização do movimento, além de um kit modelo de peças de comunicação para serem utilizadas em cada dia de manifestação. Aguardem!

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB