Congregando uma rede de 1.824 hospitais filantrópicos em todo o Brasil e para fortalecer o trabalho de ações por melhorias do setor, a CMB lançou o desafio de coleta de dados dos balanços das instituições filantrópicas de saúde.

Para embasar a iniciativa, a Confederação se reuniu com representantes das 17 federações que representa e solicitou o apoio, junto aos hospitais associados, para levantamento de importantes dados, que vão permitir conhecer com clareza as dificuldades enfrentadas pelo setor filantrópico, principalmente, o que diz respeito ao endividamento das instituições.

“Vamos disponibilizar um formulário para captar informações especificamente dos balanços patrimoniais, a ser preenchido pelos contadores das instituições e, assim, teremos a oportunidade de dimensionar o endividamento dos hospitais, os custos com pessoal, de pagamento a pessoas jurídicas, enfim, dados que vão nos ajudar a traçar caminhos extremamente importantes para a CMB na ação de defesa do setor e de produtos que possam melhorar a vida dos hospitais”, falou o Diretor Geral. “Contamos com a energia e dedicação de todas as Federações e hospitais, para que preencham os dados”, completou.

Os representantes das federações parabenizaram a iniciativa e se colocaram à disposição para contribuir com a coleta de informações.

A CMB vem trabalhando intensamente na busca por soluções de pontos que trazem entraves à atuação das entidades. Uma importante parceria está sendo construída com o Fundo Nacional de Saúde (FNS), de cooperação técnica na evolução das operações de consignado SUS e no acompanhamento das transferências voluntárias que o FNS proporciona às instituições.

“Será uma grande conquista abrir este canal de cooperação técnica com o Fundo Nacional de Saúde, para a CMB, para o Ministério e, fundamentalmente, para nossas instituições”, conclui Mario.

Fonte: CMB