Em videoconferência na manhã desta segunda-feira (26/4), o presidente da CMB, Mirocles Véras, reuniu federações de Santas Casas e hospitais filantrópicos de todo o país, para tratar as ações que serão executadas em conjunto para impulsionar, no Senado federal, a tramitação do Projeto de Lei nº 1.417/2021, de autoria do senador Luís Carlos Heinze, que dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro às instituições filantrópicas de saúde, que participam de forma complementar ao SUS, no exercício de 2021, com o objetivo de permitir-lhes atuar de forma coordenada no combate à pandemia da Covid-19.

Ofícios com pedido de audiência sobre a importância da efetivação da proposta serão encaminhados ao presidente da República, Jair Bolsonaro e ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além de reforçar a necessidade de urgência para a aprovação do projeto, ao presidente do Sendo, Rodrigo Pacheco, e aos senadores representantes de cada estado.

A Confederação representa 17 Federações estaduais e 1.824 hospitais que atendem 70% da assistência em alta complexidade, com 169.000 leitos de internação e mais de 24.000 leitos de Unidades de Terapia Intensiva. Juntos, geram mais de 1 milhão de empregos e vem se consolidando como a grande força de saúde do Brasil. Com a pandemia, a situação financeira das entidades filantrópicas ficou ainda mais delicada, tanto para a continuidade dos atendimentos da Covid-19, como para a demanda reprimida no pós-pandemia. “A necessidade de ajuda é muito grande e por tudo o que representamos à saúde e o nosso trabalho para cuidar e salvar a vida dos brasileiros, estou certo que vamos conseguir esses recursos para nossas instituições”, falou Véras.

Fonte: CMB