A Caravana da Filantropia, organizada pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), movimentou o Congresso Nacional nessa semana, de 28 a 30 de maio. A iniciativa teve início com sessão no plenário da Câmara dos Deputados e seguiu nos dias nos dias seguintes com encontros e reuniões com congressistas, com o objetivo de sensibilizar os parlamentares sobre a importância das contribuições do setor para o desenvolvimento do país. Para participar do movimento, o presidente da CMB, Edson Rogatti, também vice-presidente do FONIF, esteve em Brasília, juntamente com representantes das Federações estaduais, hospitais e entidades parceiras, em prol do fortalecimento do setor, que envolve, além da saúde, instituições de educação e assistência social.

A caravana da filantropia faz parte de um movimento que trabalha há tempos com a promoção e defesa das entidades filantrópicas no Brasil, muito em função da ameaça de retirada da imunidade no pagamento das contribuições previdenciárias na nova reforma da previdência.

Foi feita uma pesquisa em profundidade, que analisou a contribuição das filantrópicas e o impacto de cada real investido/abdicado nas áreas de assistência social, educação e saúde. Esta pesquisa está no site do FONFIF. Para conferir basta clicar aqui.

Fonte: CMB