Na última semana, o presidente da CMB, Mirocles Véras; o presidente da Femipa e vice-presidente da Confederação, Flaviano Feu Ventorim; e o diretor-geral, Mário César Homsi Bernardes, participaram de uma reunião com o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Sérgio Yoshimasa Okane; com a diretora do DCEBAS/SAES, Adriana Lustosa; e com o coordenador da CGCSS/DRAC, Josafá dos Santos.

O presidente Mirocles, iniciou a reunião agradecendo o apoio e a participação do Ministério da Saúde, no congresso da CMB, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2022.

No decorrer da reunião, foram discutidos diversos assuntos, dentre eles a remuneração dos leitos de UTI, que infelizmente ainda são remunerados em valores distantes ao que realmente custam. Outro tema foi a participação dos filantrópicos na abertura de 6.450 novos leitos que foram habilitados no Brasil. Também foi reforçado e formalizado, por meio de um ofício, um pedido para que a CMB acompanhe a portaria 3693/2021, que trata dos valores dos procedimentos especiais que envolvem as órteses e próteses e materiais especiais da cardiologia. A CMB também compartilhou uma preocupação com a realidade dos hospitais psiquiátricos, pelos baixos valores de diárias que estão sendo pagas. Foi destacada também a necessidade e a preocupação com os valores de auxílio moradia pago previstos para os residentes médicos que atuam nas instituições, e a importância de discutir e trabalhar esta questão em conjunto.

Além disso, foi reforçado o pedido de apoio ao Ministério da Saúde para que mantenha um parecer favorável ao PL 1417, que destina o auxílio financeiro de R$ 2 bi, para as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

Fonte: CMB