O vice-presidente da CMB e presidente da Federação da Bahia (Fesfba), Mauricio Dias, participou da reunião realizada pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif) com o relator da Reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA). Durante o encontro, a pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o País” foi apresentada e defendida.

Segundo Mauricio Dias, todos os parlamentares que se pronunciaram pediram para que o relator exclua de seu parecer a proposta de acabar com a isenção fiscal das entidades filantrópicas, entre elas, as de Saúde. O relator, no entanto, disse que pode mudar de opinião, desde que não atrapalhe as contas públicas. No entanto, não declarou se vai ou não manter a proposta.

Maia prometeu trabalhar para preservar as filantrópicas, mas precisa de ajuda e ideias para encontrar maneiras de preservar a Previdência. De acordo com os dados apresentados pelo relator, a Previdência consome, hoje, 55% das receitas primárias. Em 2026, a perspectiva é que chegue a 85% do montante total, arriscando a aposentadoria de forma geral.

Fonte: CMB