A CMB participou, no último dia 29 de janeiro, em São Paulo, do 4º Encontro de Avaliadores da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Durante o evento foram discutidos como melhorar a avaliação do corpo clínico, diminuir ações e condenações judiciais nas organizações e as mudanças do Novo Manual de Acreditação 2018. A CMB faz parte do Conselho de Administração da ONA e contribui com informações e esclarecimentos pertinentes ao setor filantrópico.

De acordo com o diretor-geral da CMB, José Luiz Spigolon, o lançamento do novo Manual Brasileiro de Acreditação para as organizações prestadoras de serviços de saúde mostrou a qualidade e o avanço nas normas de padronização adotadas pela ONA. Com o reconhecimento da International Society for Quality in Healthcare (ISQua), o novo manual traz inovações oportunas, que melhoram a qualidade dos certificadores e dos próprios hospitais. “Há mais clareza nos conceitos adotados na avaliação, o que facilita a interpretação para os hospitais e para os entrevistadores”, explicou Spigolon.

A equipe técnica da ONA, apresentou as principais alterações, como a atualização de seções e subseções e a inclusão de dois novos serviços: oncológicos e Medicina Hiperbárica. Além disso, a qualidade do material impresso também mudou, agora é de capa dura e espiralado, proporcionando uma maior durabilidade ao ser manuseado.

Para as filantrópicas, o novo manual também vai facilitar a condução e a padronização dos processos, tanto para as que já são acreditadas, quanto para as que ainda estão buscando a certificação. “Os hospitais já podem adquirir o manual e ir se familiarizando com os padrões, podendo se adiantar na transformação de seus processos e na busca pela certificação”, afirmou.

Durante o evento, também foram debatidos o Processo de Avaliação em Gestão do Corpo Clínico, com a ministração da Diretora de Qualidade Assistencial da Rede D’Or São Luiz, Dra. Helidea de Oliveira Lima, que realizou uma dinâmica de grupo e convidou os avaliadores a se reunirem e observarem, na prática, como as ferramentas de gestão podem ajudar a gerenciar projetos de melhoria; e o tema “Disclosure” foi abordado pelo advogado Silvio Guidi, sócio do VG&P Advogados e editor do Boletim ONA Legal.

A metodologia ONA possui Normas de Avaliações para 16 diferentes tipos de serviços para saúde, tais como hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva, serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, serviços de processamento de roupas para serviços de saúde, programas de saúde e prevenção de riscos, serviços de dietoterapia e de manipulação, além de serviços oncológicos e hiperbárico. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.

Outros eventosNos dias 25 a 27 de outubro será realizado o Seminário Internacional da ONA. Ao longo do ano também serão promovidos encontros regionais.

*Com informações da ONA

Fonte: CMB