cmb reunião ministério da SaúdeA CMB participou, na manhã desta quarta-feira (25), de um café da manhã promovido pelo Instituto Coalizão Saúde (ICOS), com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros. No evento, realizado em São Paulo, Barros ouviu os pleitos das entidades e abordou as dificuldades financeiras da pasta.

Durante sua apresentação, o ministro foi enfático ao destacar os problemas orçamentários e financeiros do governo, alertando que a situação de déficit da Previdência agrava a situação, o que pode levar o governo a tomar medidas “duras”. Ricardo Barros também disse que a judicialização da saúde tornou-se um dos principais problemas da Saúde, ressaltando que a aprovação da “pílula do câncer” pode abrir um precedente para que juízes aprovem a distribuição de uma série de materiais e medicamentos que ainda estão em fase de experimentação, aumentando os gastos com as medidas.

No evento, a CMB apresentou os problemas que o Setor Filantrópico está vivendo – com mais de 40 mil demissões, diminuição no número de leitos e endividamento e enfatizou a necessidade de o governo apoiar o PL 744, que cria o programa de financiamento das Santas Casas, porque se entende que, nesse momento em que o Ministério não tem recursos, a matéria surge como uma “porta de salvação” para as instituições. Também foi cobrada a retomada dos Grupos de Trabalho técnicos, que vinham sendo desenvolvidos pelo Ministério da Saúde e que foram suspensos durante a gestão do ex-ministro Arthur Chioro. Ricardo Barros disse que os GT são interessantes e que pretende reativar esse trabalho.

Fonte: CMB