Representantes do movimento Frente Nacional por mais Recursos para a Saúde estiveram reunidos com o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno, no último dia 14 de março para apresentar o projeto de lei de iniciativa popular que propõe o investimento de pelo menos 10% da receita corrente bruta da União na saúde pública. A Confederação das Santas Casas de Misericórdia (CMB) foi representada pelo membro do Conselho de Administração da FEHOSP, Renato Leite.

O encontro também contou com a participação dos presidentes da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso; da Associação Paulista de Medicina (APM), Florisval Meinão; e o coordenador da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de São Paulo, deputado estadual Itamar Borges, entre outros.

Em 2012, a Campanha da Fraternidade organizada pela Igreja Católica apresenta um tema que coincide com os objetivos das entidades médicas: Fraternidade e Saúde Pública. Por este motivo, os representantes da Frente Nacional por mais Recursos para a Saúde buscaram apoio da Igreja Católica para arrecadar 1,4 milhão de assinaturas e, posteriormente, conquistar maior fatia da receita da União destinada à saúde pública.

A proposta foi bem recebida pela CNBB e Dom Raymundo Damasceno garantiu que vai disseminar o projeto de lei durante a assembleia de bispos. Durante o encontro, foram discutidas a frustração com a Emenda 29, a má qualidade dos serviços do SUS e a pouca atenção dada à saúde pública. Os representantes defendem que os ideais do movimento nacional são os mesmos da Campanha da Fraternidade deste ano, sendo o apoio da Igreja Católica, fundamental para o sucesso da empreitada.

Para mais informações, acesse www.emdefesadosus.org.br.

*Com informações da APM.

Foto: Osmar Bustos/APM.