O presidente da CMB, Mirocles Véras, e o vice, Flaviano Feu Ventorin, receberam, na manhã desta quarta-feira (02), os deputados federais Pedro Westphalen (PP), Antônio Brito (PSD), Carmem Zanotto (Cidadania) e Ricardo Barros (Progressistas) para um café da manhã, na sede da Confederação em Brasília. Ainda representando a CMB, os parlamentares foram recepcionados também pelo diretor-geral, Mário César Homsi Bernardes, e pela diretora administrativa e jurídica, Monaliza Costa Santos.

Durante a ocasião, foram discutidos os desafios da filantropia no Brasil. Entre os principais temas abordados, estiveram as questões relacionadas ao Projeto de Lei 1417/21, que destina o auxílio financeiro de R$ 2 bilhões para as Santas Casas e hospitais filantrópicos.

A diretoria da CMB e os deputados discutiram também a possibilidade de um novo projeto visando a suspensão do cumprimento das metas contratuais do SUS, com a garantia do repasse integral dos recursos.

Na atividade, a CMB evidenciou a importância do apoio dos deputados em todas as agendas e demandas do setor filantrópico de saúde.

“Hoje tivemos o prazer de receber os deputados Pedro Westphalen, Antônio Brito, Carmem Zanotto e Ricardo Barros, para discutir ações e assuntos de interesse das nossas instituições. Foi uma reunião muito proveitosa. Os parlamentares, como sempre, reafirmaram a defesa às instituições filantrópicas. Façamos, este ano, mais ações conjuntas entre o parlamento e a CMB”, disse Verás.

Antônio Brito, deputado federal (PSD-BA) e presidente da Frente Parlamentar em Apoio às Santas Casas de Misericórdia, reforça a importância da rede das Santas Casas e hospitais filantrópicos, não só no Brasil, como no mundo. “O nosso setor filantrópico acaba sendo não só um braço importante da sociedade, como também um braço importante em apoio às ações do governo na área social”, enfatiza.

Carmen Zanotto, Deputada Federal (Cidadania-SC), enfermeira de formação, ex-gestora de saúde estadual, ressalta a relevância das instituições filantrópicas, que atendem em torno de 70% dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Em algumas regiões brasileiras nós temos alguns hospitais públicos, federais e estaduais, mas a grande maioria dos atendimentos se dão pela rede de hospitais filantrópicos conveniados ao SUS, que é quem dá vazão, e teve um papel importantíssimo frente à pandemia, assim como durante toda a existência dos hospitais filantrópicos e do sistema único de saúde”, afirma.

Por fim, Pedro Westphalen, Deputado Federal (PP-RS) e membro da Comissão de seguridade social e família, cita a importância da atuação da CMB nos avanços que a filantropia conseguiu nas suas necessidades e objetivos. “Cada vez mais se fortalece a necessidade das entidades associativas e federativas, a força de mobilização, o foco para que as Santas Casas e hospitais filantrópicos possam avançar e cumprir o seu papel de atendimento pela força da representação das Santas Casas no Brasil”, finaliza.

“A proximidade do setor com o parlamento brasileiro é essencial e a CMB seguirá promovendo o rico debate, a troca de informações, dando subsídios para que os deputados possam defender os interesses da população assistida por nossas instituições. O reconhecimento da importância da maior rede hospitalar brasileira foi conquistado, com o engajamento de todos, mas vamos nos manter próximos, fomentando números e trazendo posicionamentos nos temas que impactam o setor, buscando mais segurança e estabilidade para a nossa atuação”, conclui o presidente da CMB.

Fonte: CMB