A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) vai abrir, no próximo dia 11 de abril, as inscrições para a terceira turma do curso de faturamento de convênios. Serão 40 vagas disponíveis, e capacitação terá 48 horas/aula, todas em formato presencial síncrono, ou seja, aulas com transmissão ao vivo para os pontos, permitindo total interação com o professor, não sendo possível acessá-las em momento posterior. A primeira aula vai acontecer no dia 16 de abril, das 08h às 12h.

Por conta do número limitado de vagas, só será aceita uma inscrição por instituição. Além disso, conforme norma estabelecida pelo Ministério da Saúde, somente poderão participar colaboradores de entidades sem fins lucrativos e que atendam o Sistema Único de Saúde (SUS). O curso, destinado a faturistas, enfermeiros, auditores e médicos, tem por objetivo capacitar os profissionais sobre faturamento, auditoria e suas implicações, com foco na melhoria do desempenho organizacional, principalmente a eliminação das perdas invisíveis e glosas.

Como a capacitação envolve o faturamento como parte de um processo que abrange toda a organização, para facilitar o aprendizado, serão apresentados estudos de casos, exercícios e exemplos reais, abrangendo os seguintes temas: análise do prontuário para cobrança e fluxo de faturamento (fluxograma de conta hospitalar); tipos de contratos, pacotes, taxas e diárias; regras de Cobrança; cronograma de entrega (faturar todos os procedimentos realizados); tabelas AMB, CBHPM, SIMPRO, BRASINTESE e próprias dos convênios; honorários médicos; glosas, materiais e medicamentos; TISS E TUSS; e dados e documentos que compõem um prontuário.

As inscrições devem ser feitas pelo site da CMB: http://www.cmb.org.br/cursos