12.12Representantes do movimento denominado Coalizão Saúde, da qual a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) faz parte, estiveram reunidos, esta semana, com o ministro da Saúde Arthur Chioro, que recebeu o documento que apresenta propostas de mudanças para o setor Saúde.

Na conversa com o ministro foram apresentados o Coalizão Saúde e seus oito pontos de defesa: ética empresarial, inovação, redução de desperdícios, integração público-privado, judicialização da Saúde, sustentabilidade financeira, aperfeiçoamento dos processos regulatórios e parceria como corpo técnico-assistencial. O objetivo, conforme explicaram, é colocar essas questões em debate e discutir como melhorar o sistema de saúde brasileiro.

Os representantes do Coalizão explicaram ao ministro que o documento tem caráter evolutivo e, na medida em que exista boa vontade neste diálogo, os temas serão aprofundados, com o desejo, inclusive, de levá-lo também à presidente Dilma Rousseff.

Segundo o relatório enviado pelo Coalizão às entidades participantes, “a receptividade do Ministro foi extremamente positiva e a preocupação e disposição das entidades que compõem a Coalizão Saúde em contribuir com o sistema de saúde brasileiro ficaram claras para Chioro, que inicialmente manifestou o desejo de rever o documento e, em seguida, promover uma segunda rodada de discussões antes de levá-lo ao conhecimento da presidente, a quem ele deseja apresentar algo mais aprofundado”.

O Coalizão Saúde é um movimento conjunto de representantes da cadeia privada do setor Saúde, reunindo prestadores, operadoras de planos de saúde, indústria farmacêutica e de materiais e equipamentos médicos, que pretendem discutir o futuro do setor. O objetivo é contribuir, de forma propositiva e pluralista, para o debate e a busca dos novos avanços em saúde, em resposta às demandas da população e às necessidades do País.

Fonte: Expressinho CMB